martins em pauta

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Parabéns Pilões e João Dias/RN, 48 anos de emancipação Política!


João Dias - Rio Grande do Norte - Brasil

Cidade da região Oeste Potiguar, desmembrada de Martins em 1963. Fica a 436m de altitude e em 2007 o IBGE estima sua população em 2.723 habitantes.
Microrregião Umarizal
Área 88,173 km²

No dia 13 de julho de 1706, com a entrega de amplas sesmarias nos sertões do Rio Grande do Norte, teve início a colonização de uma região em terras que serviam de esconderijo para os índios Tapuio Canindé. As sesmarias foram dadas ao capitão-mor Afonso de Albuquerque Maranhão, ao padre Manoel de Jesus Borges e a João Dias. Por causa do seu estilo desbravador de mateiro, sua habilidade no manuseio do facão e a experiência que tinha como caçador, João Dias marcou sua presença na região, perpetuando seu nome numa serra já existente, a qual passou a se chamar serra de João Dias.

Com o decorrer do tempo foram surgindo no sopé da Serra de João Dias, também chamada de Serra do Umbuzeiro, os primeiros sinais de povoamento. Conforme registros históricos o arruado de João Dias já se fazia presente em 1858 e sua capela em homenagem a São Sebastião foi inaugurada em 1887. Em 1894 a localidade chegou a ser uma das grande povoações do município de Martins.

Em 19 de agosto de 1963, através da Lei número 2.904, o povoado de João Dias foi desmembrado de Alexandria e tornou-se município do Rio Grande do Norte, sendo devidamente instalado no dia 19 de setembro do mesmo ano.

Fonte: Idema-RN



Pilões/RN - História da Cidade

Nos idos de 1745, o Capitão João Leitão Arnoso, proprietário da Fazenda dos Pilões, encravada numa grande faixa de terra explorada e ocupada com currais onde se criava gado, fundou uma povoação às margens do Rio Apodi. A fazenda progrediu e em 1755, João Leitão era conhecido como um grande senhor fazendeiro e criador de gado nas terras da ribeira do Apodi. Com o crescimento do gado houve a necessidade do Capitão adquirir mais terras para melhor acomodar seus rebanhos, e adquiriu uma área entre sua propriedade e a Fazenda Serra Branca.
A Fazenda Pilões continuou seu desenvolvimento, chegaram muitos trabalhadores com suas famílias fazendo que o povoado fosse crescendo e ganhasse sua capela, as casas de comércio iam surgindo e acontecia a feira livre local, e foi assim que a fazenda do Capitão Leitão gerou uma nova comunidade.
Ao passar do tempo o povoado recebeu o nome da fazenda que o originou e manteve-se por muitos anos com o nome Pilões. Em 19 de agosto de 1963, por força da Lei nº 2.905, Pilões desmembrou-se de Alexandria e tornou-se um novo município potiguar.

Fonte: idema.rn.gov.br

Via NPRN editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643