martins em pauta

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Analista político pega "Veja" em flagrante militância esquerdopata e mostra fábrica de fake news da velha mídia (veja o vídeo)

 Terça, 12 de Outubro de 2021

O analista político e youtuber Gustavo Gayer fez uma publicação, nesta segunda-feira (11), em que denuncia a “fabricação de notícias”, também conhecidas como fake news, pelos veículos da grande mídia.

Como exemplo, ele mostrou a utilização das mesmas imagens, por diversos veículos de mídia, para contextualizar assuntos diferentes e, olha só, com datas diferentes, que em alguns caos já ocorreram há mais três anos, mas são mostradas como atuais.

O primeiro exemplo dado por Gayer mostra a mesma foto de um homem na janela batendo uma panela, em publicações sobre “panelaços contra Bolsonaro”, em Março, Maio e Setembro do ano passado, pelo grupo Globo.

“Sao três eventos diferente, usando a mesma pessoa e isso, meu amigo, é fake news”, esclarece Gayer.

Em seguida o youtuber traz um exemplo que ele mesmo denomina, ironicamente, como fake news do bem, com o objetivo de enaltecer a imagem do “candidato a presidente deles”.

A notícia, ‘quentinha’, foi publicada pela revista Veja, na sexta-feira (8), e traz a seguinte manchete: “Em clima de campanha, Lula visita catadores em Brasília”.

É na foto, entretanto, que a publicação é pega no flagra (para não dizer, na mentira!), quando o ex-presidiário surge ao lado de mulheres sorridentes e, ao fundo, centenas de pessoas amontoadas, dando a entender que havia uma grande e calorosa recepção.

A Veja não contava que Gustavo Gayer iria buscar imagens de arquivos e encontrar esta mesma foto utilizada para noticiar também um outro encontro, desta vez, na cadeia, em dezembro de 2018, quando Lula recebeu um escritor e um único representante dos catadores.

Com base nessa informação, a redação do JCO resolveu ir ainda mais longe e investigou a data e a notícia precisa em que Lula foi clicado, e concluímos pela própria foto, na camiseta dos catadores e também em uma busca na página do Facebook do movimento, que é de dezembro de 2017, no evento Expocatadores daquele ano, sendo, portanto ainda mais antiga.

Enfim, a foto é de longa data, perfeita para comprovar que a mentira tem perna curta!

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643