martins em pauta

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Areia Branca-RN: Morreu Antônio Tavernard, um nome de expressão no mundo das artes plásticas


Sexta, 28 de Junho de 2019




Antônio Tavernard morreu aos 79 anos de idade

A tradicional e numerosa família Tavernard perdeu um dos seus entes queridos. Com isso, o mundo das artes ficou mais pobre, porque apesar de ser areia-branquense e aqui permanecer até a viagem derradeira, Antônio Tavernard era nome de expressão nas artes plásticas além das fronteiras do Rio Grande do Norte.
Ele faleceu nesta sexta-feira, 28, aos 79 anos, deixando uma infinidade de belos quadros espalhados pelo mundo.

Mesmo desenvolvendo outras atividades, Toinho Tavernard, como era mais conhecido, nunca tirou a pintura da sua vida. Se intitulava um autodidata e se orgulhava em dizer que nunca precisou fazer curso de pintura.
“Bailarina”, um dos mais belos quadros do artista 
Além do manuseio com os pincéis, Toinho Tavernard dominava o inglês e durante muito tempo trabalhou como intérprete na área marítima. Depois montou o Restaurante Pasárgada na praia de Upanema e lá instalou seu atelier, onde nunca deixou de produzir seus quadros.

Uma das boas e recentes lembranças de Toinho Tavernard foi sua exposição “Entre Cores e Marinas” no Partage Shopping Mossoró, em junho de 2017. As suas obras de arte encantaram o público durante dias, chamando a atenção principalmente pela relação profunda que o artista possuía com os ambientes retratados nas telas. Tanto pelas “cores”, por ser um pintor, como também com as “marinas”, por ser natural da cidade de Areia Branca, tendo o mar como uma grande inspiração.
Toinho Tavernard se foi, mas permanecerá entre aqueles que o admiravam pela vida reservada que levava e pela beleza seus quadros. Sem falar a pessoa que era, na essência.
Segue o registro de alguns dos muitos trabalhos em tela, de Toinho Tavernard.        Fotos: Arquivo pessoal/Reprodução da internet 

Fonte: Costa Branca News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643