martins em pauta

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Assembleia vira um caldeirão de protestos e constrangimentos

Terça-Feira - 18/02/2014 - 11:42h
Rosalba sem rumo
A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) viveu momentos de constrangimento à tarde dessa segunda-feira (17), na Assembleia Legislativa, onde desembarcou com vários secretários e outros auxiliares, para leitura da mensagem anual do Governo do Estado.
Rosalba e Motta: embaraços
O Blog Carlos Santos captou alguns desses instantes, revelando como anda o ânimo da governadora e o terreno minado em que circula.
Às escondidas
Rosalba entrou na AL por uma porta lateral. Evitou enfrentar os servidores estaduais em várias categorias, que seguravam cartazes e disparavam palavras de ordem contra sua administração.
Branco da paz
O presidente Ricardo Motta (PROS) escalou as deputadas Gesane Marinho (PSD) e Larissa Rosado (PSB) para acompanharem a governadora até o plenário, além de Getúlio Rego (DEM). Entre as duas oposicionistas, algo a mais em comum: vestiam branco.
- As deputadas todas de branco – disse Rosalba, abrindo diálogo.
- É, aqui na Assembleia, é todo mundo da paz – replicou Larissa Rosado.
Só um beijo
Segundos antes, ao procurar cumprimentar Rosalba com o rosto em beijos próximos aos dois lados da face, a deputada não encontrou muita receptividade. Ficou em um mesmo. Rosalba não parecia receptiva.
Riso e…
Quando chegou ao plenário da AL, Rosalba resolveu encarar os manifestantes. Soltou um leve sorriso com ar de superioridade, que não durou mais do que três minutos, diante de cartazes levantados, satanizando o Governo. “Fora, Rosalba” era frase que sintetizava o sentimento da mobilização.
“O pior Governo da história do RN – Governo Rosalba”! – dizia outro cartaz, entre tantos.
Logo ficou com rosto cerrado e fronte enrugada, enquanto uma mão parecia segurar e enxugar a outra à altura do quadril, dando claros sinais de tensão.
Galeria com manifestantes, barrada por proteção de vidro, estava em convulsão
Um olhar
Para evitar se indispor ainda mais com os manifestantes, Rosalba passou a fazer a leitura da mensagem, com recurso acessório de vídeos, olhando apenas para a galeria do lado esquerdo, onde estavam secretários e outros membros do governismo, que lhe acompanhavam. Vez por outra algum secretário-auxiliar a aplaudia. Na outra galeria, o inverso.
Nos vídeos, uma série de obras originárias do Governo Federal, convertidas em ações do Estado. O público manifestante ficou ainda mais irritado, protestando contra a prestação de contas.
MenteRosa
Por alguns instantes, utilizando vídeos, até que a “Rosa” deu alguma freada nos ânimos. Mas por pouco tempo mesmo. Os brados da galeria voltaram com força total.
“MenteRosa! MenteRosa!” era a aglutinação solta, reunindo as palavras “mentira” e “Rosa”, que formava fonética parecida com “mentirosa”.
Intervenção
O presidente da Casa, Ricardo Motta, interveio. Procurou usar a autoridade para aplacar o estrilado dos manifestantes. A guarda da AL foi acionada e por pouco não ocorre incidente mais sério.
Gesane e Larissa (de branco) fizeram intervenção ao lado de Mineiro (cabeça baixa)
Os deputados Márcia Maia, Fernando Mineiro (PT) e Larissa Rosado entraram em cena, apelando ao equilíbrio de parte a parte.
Saída pela direita
O secretário da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, irritou-se com barulho e tumulto. De mansinho saiu da galeria e foi acompanhar o restante da leitura na sala da Presidência.
Longe
Rosalba saiu por onde entrou. Transpirando muito, soltando espasmos de sorriso e cercada numa blindagem maior, saiu da Assembleia Legislativa sob vaias e repúdio nunca antes vistos nesse poder, a um governante estadual.
Se tudo der certo na campanha eleitoral deste ano, espera voltar em 2015, com outro ânimo.
Tem uma campanha no meio do caminho.

Fonte Carlos santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643