martins em pauta

sexta-feira, 14 de julho de 2023

Índia dá lição histórica, silencia CPI e desmoraliza o "sistema" (veja o vídeo)

Sexta, 14 de Julho de 2023

O momento que nosso leitor terá o prazer de assistir, em vídeo, ao final desta matéria, foi o mais impactante da CPI das ONGs do Amazonas, realizada no Senado Federal, e ficará marcado, sem qualquer dúvida, na história do parlamento, desde que o Brasil passou a ter um governo próprio, em 1808, na mudança da corte de Dom João VI para cá.

E foi uma mulher indígena, na figura da deputada federal Silvia Waiãpi (PL/AP), quem protagonizou.

Desde que o colegiado foi implementado e passou a funcionar, há algumas semanas, o que se viu foi um desfile de denúncias fortíssimas sobre como as tais ‘organizações travestidas de mote assistencialista’ tem, na verdade, explorado e roubado as riquezas da floresta, utilizando como pano de fundo e até como mão de obra semi-escrava, os povos tradicionais que lá vivem há milênios.

Pois Waiãpi foi além nessa denúncia, ao afirmar que os ‘homens brancos’, representados ainda pelos primeiros desbravadores europeus que aqui chegaram, souberam bem como se estabelecer, enriquecer, progredir e, enfim, se tornarem homens da civilização moderna e tecnológica.

Mas os que aqui estavam primeiro, os indígenas, foram, geração, após geração, privados de seguir este mesmo caminho, como eternos serviçais que deveriam continuar ‘selvagens’…

Tudo em nome de uma preservação da cultura… uma grande mentira, segundo a parlamentar amapaense, criada justamente pelos que ainda hoje se colocam na posição de desbravadores explorando o que a natureza e os homens selvagens podem lhes proporcionar.

A fala, carregada de emoção, era quase silenciosa, tal o efeito de suas palavras, como se a líder indígena estivesse tirando 500 anos de peso das costas.

A verdade foi tão dura, que ninguém ousou sequer suspirar… Tivesse Silvia Waiãpi sussurrado, e ainda assim seria impossível não ouvir.

Vale a pena assistir e guardar pra sempre:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643