martins em pauta

sábado, 26 de fevereiro de 2022

‘Vão se f…’: cercados em ilha do Mar Negro, militares ucranianos se recusam a baixar as armas e são bombardeados

Sábado, 26 de Fevereiro de 2022


Foto: HANDOUT / AFP

A ação de um grupo 13 soldados que resistiu a uma abordagem russa no Mar Negro está sendo alçada ao posto de heróica na Ucrânia, em meio à invasão iniciada na quinta-feira e que já ameaça a capital, Kiev.

O incidente ocorreu na quinta-feira, na Ilha Zmiinyi, ou Ilha da Cobra, localizada a cerca de 30 km da costa ucraniana do Mar Negro e a 300 km da costa da Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014 — apesar de seu pequeno tamanho, 186 mil m², foi apontada pelo centro de estudos Atlantic Council como “central para as demandas marítimas ucranianas”.

De acordo com o diálogo, publicado pelo jornal ucraniano Pravda e por um conselheiro do Ministério do Interior, Anton Gerashchenko, navios russos se aproximaram da ilha e deram um ultimato:

— Esse é um navio de guerra russo. Sugiro que vocês baixem suas armas e se rendam para evitar um derramamento de sangue e mortes sem necessidade. Caso contrário, vocês serão bombardeados — disse o oficial naval.

Logo depois, a gravação traz um diálogo entre dois militares.

— Então acho que é isso…devo dizer a eles para que se fodam?

Uma soldado responde em seguida.

— Bom, acho que é o caso.

Segundos depois, vem a resposta aos russos.

— Navio de guerra, vão se foder.

De acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, os treze foram mortos em um bombardeio pouco depois

— Em nossa Ilha Zmiinyi, defendendo essa terra até o final, os guardas de fronteira morreram de forma heróica. Mas não se renderam. Todos, postumamente, receberão o título de Heróis da Ucrânia — afirmou, em discurso na noite de quinta-feira. — Que a memória daqueles que deram suas vidas pela Ucrânia viva para sempre.

O comando militar russo não comentou o incidente.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643