martins em pauta

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Previsões sobre a Guerra na Europa: a Ucrânia será uma nova França ou um Vietnã?

 Sexta, 25 de Fevereiro de 2022

A última grande guerra que ocorreu na Europa foi a Segunda Guerra Mundial.

A Segunda Guerra começou em 1° de setembro de 1939 a quando a Alemanha invadiu a Polônia.

Na prática, a invasão alemã não provocou reação bélica de nenhum país até a Batalha da Inglaterra (julho a outubro de 1940) e a invasão à União Soviética (1941).

Antes, Alemanha derrotou e ocupou a Polônia (atacada em setembro de 1939), a Dinamarca (abril de 1940), a Noruega (abril de 1940), a Bélgica (maio de 1940), a Holanda (maio de 1940), a França (maio de 1940), a Iugoslávia (abril de 1941), a Grécia (abril de 1941) e Luxemburgo (maio de 1940).

Os alemães só começaram a sentir uma reação quando o mundo viu que o avanço de Hitler não teria limites.

Traçando um paralelo para a invasão russa à Ucrânia, temos duas possibilidades:

1. A OTAN, capitaneada pelos Estados Unidos reagir de forma bélica, contra atacando antes de a Rússia dominar o território ucraniano; ou

2. A Ucrânia, sem apoio de tropas de países aliados, irá sucumbir ao poderia russo e ser dominada em questão de dias ou semanas.

A reação americana proporcionaria ao mundo uma guerra inédita de proporções imprevisíveis, pois seria o primeiro confronto mundial direto entre russos e americanos, as duas maiores potências nucleares do planeta. Russos tem um histórico de crueldade nos campos de batalha, sendo impiedosos com os inimigos e demonstram que nunca se entregam. Exemplo deste fato é a batalha de Stalingrado, na invasão alemã durante a Segunda Guerra.

A segunda opção, sem o envolvimento direto de outros países na defesa da Ucrânia, pode significar uma guerra mais rápida, onde todo o território ucraniano pode ser conquistado e anexado à Rússia. Sanções econômicas serão inevitáveis para os russos.

O limite entre uma opção e outra é o grau de interesses de cada lado. Os russos já demonstram que partiram para o tudo ou nada.

O que vai definir se a guerra terá maiores proporções será a resposta para a seguinte pergunta:

Qual o preço que os Estados Unidos estão dispostos a pagar com o domínio da Ucrânia pela Rússia?

A resposta não deve tardar…

Em breve o mundo saberá como a Ucrânia vai reagir à Guerra, como uma França em 1940, ou como o Vietnã nos anos 1960 e 1970.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643