martins em pauta

sábado, 5 de fevereiro de 2022

RN: Em ritmo ‘abaixo das expectativas’, vacinação contra a covid alcança 22% das crianças

 Sábado, 05 de Fevereiro de 2022

Foto: Saulo Roberto/Sistema Verdes Mares

Passadas três semanas do início oficial da vacinação infantil contra a Covid no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública avalia que o número de crianças vacinadas no Estado está abaixo das expectativas. Para a pasta, pelo menos 40% do público alvo já deveria ter tomado a primeira dose, mas apenas 22% das crianças, o que corresponde a 74.616 pequenos potiguares, se imunizou contra o coronavírus.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima, o Estado já enviou aos municípios um montante superior a 200 mil doses da vacina pediátrica. O público total estimado é de 350 mil crianças.

A Sesap avalia também um Dia D na segunda quinzena de fevereiro, visando estimular a vacinação infantil das crianças potiguares. A expectativa é que a data aconteça num domingo. “Vamos propor aos municípios que esse dia seja num domingo entendendo que mesmo aos sábados alguns pais ou responsáveis tem dificuldade de levar os filhos porque também exercem atividades laborais”, completou Kelly Lima.

Brasil

A aplicação de vacinas contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos avança em ritmo lento no Brasil. Desinformação, problemas de planejamento e escassez de imunizantes dificultam o avanço da campanha, iniciada só um mês depois da aprovação das autoridades sanitárias. Levantamento feito pelo Estadão junto aos governos estaduais mostra que, até a última segunda-feira, cerca de 1,9 milhão de crianças tinham sido vacinadas no Brasil – o que equivale a 10% do público-alvo.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse em mais de uma oportunidade que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem capacidade para vacinar 2,4 milhões de pessoas por dia. Há salas e profissionais suficientes para isso e o número já foi batido diversas vezes durante a campanha de imunização contra a covid-19. Considerando que o Brasil vem aplicando metade disso, cerca de 1,2 milhão de doses por dia, há espaço para vacinar mais de um milhão de crianças diariamente.

No entanto, a média dessas primeiras duas semanas de campanha é de 130 mil vacinas aplicadas por dia no público infantil. Os números foram informados pelos Estados – pode haver defasagem por causa da demora entre a aplicação da vacina e o registro no sistema.

Tribuna do Norte

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Deve ser boa essa vacina. Os governadores da Bahia e de Pernambuco já vacinaram os filhos. Por que os exaltadinhos não cobram eles? Hum… Parece que tem hipocrisia no ar…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643