martins em pauta

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Publicação sobre militância dentro dos Escoteiros do Brasil é infundada e contrária aos valores do Movimento

 Quinta, 02 de Dezembro de 2021




Além de demonstrar um profundo desconhecimento da prática adotada pelos Escoteiros do Brasil, a matéria em questão descontextualiza atividades educativas e induz ao erro os leitores, numa tentativa de desqualificar o trabalho de uma associação civil centenária, responsável no Brasil pela aplicação de um dos maiores movimentos de juventude do País e do mundo.

O projeto educativo dos Escoteiros do Brasil prevê que o Escotismo seja um ambiente diverso, inclusivo e seguro para todos. Por isso, nosso trabalho no cotidiano das Unidades Escoteiras Locais é sempre pautado pela aceitação e respeito às diferentes opiniões, etnias, crenças, características e orientações sexuais. Deste modo, as informações trazidas pelo referido jornal não são verdadeiras.

Os Escoteiros do Brasil são uma instituição centenária, com atuação nacional em mais de 745 municípios brasileiros. É a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro e possui um trabalho constantemente referenciado quando o assunto é protagonismo juvenil e educação não-formal, sendo reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do país em 2020.

A Instituição contribui para o desenvolvimento de jovens, por meio de um sistema de educação não-formal de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, que visa a construção de um mundo melhor, no qual as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel relevante na sociedade. Nossos valores institucionais refletem esta visão de mundo e a pessoa que queremos oferecer à sociedade.

Neste sentido, promovemos em nosso meio ferramentas que possibilitem trabalhar temas diversos e atuais na nossa sociedade, com o único e exclusivo objetivo de estimular os jovens e adultos do Movimento a desenvolverem ao máximo suas potencialidades, sejam elas intelectuais ou físicas, a fim de se tornarem cidadãos conscientes e ativos que inspirem mudanças positivas em sua comunidade.

Tais ferramentas estão relacionadas aos inúmeros projetos existentes em nossa instituição, como o programa de proteção infantojuvenil — conjunto de ações pensadas para garantir que todos os envolvidos no Escotismo estejam comprometidos com a proteção de nossas crianças, adolescentes e jovens, e outros projetos que buscam mobilizar e conscientizar os jovens sobre temas relevantes como imigração, saúde pública, inclusão, sustentabilidade, etc.

Dito isto, ratificamos que a publicação feita pelo Jornal da Cidade é completamente infundada e que os Escoteiros do Brasil atuam no sentido de atender a todos, valorizando a diversidade e a pluralidade étnica, religiosa e cultural, em um compromisso de trabalhar em prol de um mundo melhor através da promoção da cultura de paz, tolerância e compreensão.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL – CURITIBA, 26 DE NOVEMBRO DE 2021.

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643