martins em pauta

sábado, 11 de dezembro de 2021

Bolsonaro e Gilson Machado comemoram anúncio de forró como Patrimônio Cultural do Brasil

 Sábado, 11 de Dezembro de 2021

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro do turismo, Gilson Machado, se uniram em um vídeo publicado nas redes, no qual comemoraram o anúncio do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

A decisão, unânime, foi durante reunião extraordinária nesta quinta-feira (9), do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), formado por representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.

O forró também foi eleito como um supergênero musical, por reunir ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra.

O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba e relatado pela conselheira Maria Cecília Londres. Nos últimos dez anos, em parceria com comunidades detentoras, foi realizada a descrição detalhada das matrizes tradicionais com registro documental e audiovisual.

Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado, com o registro “finalmente o forró está dentro do calendário das políticas públicas e culturais do Brasil.”

Veja o vídeo:

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643