martins em pauta

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Corinthians empata com Palmeiras e é campeão brasileiro-2011

Timão conquista o quinto título nacional de sua história

O Globo

Jogadores do Corinthians comemoram o pentacampeonato brasileiro Foto: Leonardo Soares

Jogadores do Corinthians comemoram o pentacampeonato brasileiro Leonardo Soares

SÃO PAULO - Corinthians campeão! Não veio com vitória, nem mesmo com algum gol, mas a Fiel torcida não se importou nem um pouco. O Corinthians empatou em 0 a 0 com o Palmeiras no Pacaembu neste domingo e garantiu o título brasileiro de 2011 - o quinto de sua história (foi campeão ainda em 90, 98, 99 e 2005). Em um jogo tenso, com poucas chances de gol e quatro expulsões, a festa começou antes mesmo do apito final, com a confirmação de que o Vasco apenas empatou com o Flamengo no Engenhão.

Na comemoração, Adriano, que não chegou a entrar na partida, mostrou a ser sinceridade ao responder se a festa seria regada a suco de laranja.

- Não, não, hoje é cerveja mesmo!

Personagem importante do Timão na conquista - mas suspenso da partida final pelo STJD -, Emerson chegou ao seu terceiro título nacional seguido. Ele foi campeão com o Flamengo em 2009 e com o Fluminense em 2010, inclusive marcando o gol do título na vitória sobre o Guarani.

Com o Pacaembu lotado, o jogo teve um minuto de silêncio emocionante em homenagem a Sócrates. Todos os jogadores do Corinthians, inclusive os do banco de reservas, repetiram o gesto eternizado pelo ídolo da Fiel, com o braço direito levantado. Com a bola rolando, quem esperava um clássico emocionante se decepcionou. O jogo ficou devendo muito, principalmente porque o Corinthians entrou mais preocupado em cozinhar a partida e segurar o empate.

O Palmeiras teve mais posse de bola, controlou as ações, mas faltou qualidade na hora de criar as jogadas. Na única vez em que chegou com perigo, aos 45, o Corinthians foi mais efetivo e quase marcou com Liédson após lance em que William ficou pedindo pênalti. Enquanto isso, do Rio vinha a notícia que o Vasco vencia o Flamengo por 1 a 0. Se levasse um gol do Palmeiras, o Corinthians via o sonho do penta ir por água abaixo.

O Corinthians voltou do intervalo com mais iniciativa e com menos de um minuto William já tinha exigido dfesa de Deola. A situação do Palmeiras ficou ainda pior aos dois minutos, quando Valdívia entrou de forma forte em Jorge Henrique e foi expulso. A festa da Fiel ficou completa quando Renato Abreu empatou para o Flamengo no Engenhão.

Porém, mesmo com um a mais em campo o Timão não conseguiu se impor. Até passou a ter mais posse de bola, mas não foi efetivamente superior, mantendo a tática de gastar o tempo. Sem aproveitar a superiodade numérica, o Corinthians ainda teve Wallace expulso aos 28 minutos após entrada dura. Pouco antes, o Palmeiras quase tinha aberto o placar, quando Fernandão acertou a trave em cabeçada. No rebote, Luan chutou para fora, perdendo outra grande chance.

O fim de jogo foi tenso. Jorge Henrique ficou protegendo a bola na lateral e deu chutes no ar, imitando Valdívia. Os jogadores do Palmeiras não gostaram e a confusão começou. Depois de alguns minutos com o jogo parado, o árbitro Wilson Seneme expulsou Leandro Castán e João Vitor. Do Rio, veio a notícia que fez o Pacaembu explodir: Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1, garantindo o título para o Timão. A festa se espalhou pelas arquibancadas e pelo banco de reservas do Corinthians. Foi só esperar o apito final para começar a celebração também no gramado. Corinthians, campeão brasileiro de 2011, pentacampeão nacional.

CORINTHIANS 0 X 0 PALMEIRAS

Estádio: Pacaembu, São Paulo (SP)

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)

Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)

Renda e público: R$ 1.326.367,00 / 36.708 pagantes

Cartões amarelos: Alex, Jorge Henrique, Alessandro, Chicão (COR); Patrik, Leandro Amaro, João Vitor (PAL)

Cartões vermelhos: Valdivia, 2'/2ºT (PAL); Wallace, 28'/2ºT (COR); João Vitor, 45'/2ºT (PAL); Leandro Castán, 45'/2ºT (COR)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Wallace, Paulinho, Alex, Jorge Henrique (Moradei, 48'/2ºT), Willian (Chicão, 30'/2ºT) e Liedson (Edenílson, 40'/2ºT). Técnico: Tite.

PALMEIRAS: Deola; Cicinho (Maikon Leite, 25'/2ºT), Leandro Amaro, Henrique e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Valdivia, Patrik (João Vitor, 8'/2ºT), Luan e Ricardo Bueno (Fernandão, 12'/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643