martins em pauta

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Banco Central vai mudar regras do Pix para evitar fraudes e vazamentos

Quarta, 12 de Outubro de 2022

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central (BC) pretende implementar, nos próximos meses, mudanças no funcionamento do Pix. O objetivo é fortalecer a segurança no sistema e evitar fraudes e vazamentos de dados. A expectativa da instituição é de colocar parte das mudanças em prática ainda em 2022.

As alterações foram anunciadas na última reunião do Fórum Pix, em setembro deste ano. O evento teve participação de diversos agentes do mercado financeiro, com objetivo de discutir o funcionamento e a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.

Uma das implementações busca ampliar a responsabilidade de instituições financeiras em relação às regras de segurança. O objetivo é criar mais uma barreira de segurança para evitar vazamentos de dados.

Outra mudança será a criação de marcadores específicos nas notificações de fraudes quando houver suspeita de uso de contas laranja e de falsidade ideológica.

Além disso, um dos pontos discutidos pelos participantes do Fórum Pix foi a “marcação” dos CPFs ou CNPJs suspeitos de fraudes ou de uso indevido de contas bancárias.

Outra medida debatida no evento foi a exclusão da obrigatoriedade de limites por transação via Pix. Em 2021, o Banco Central estabeleceu limite de R$ 1 mil para transferências noturnas. Segundo a instituição, ainda não há prazo definido para a implementação das mudanças.

“As medidas propostas no Fórum Pix estão sendo discutidas e aprimoradas internamente. Seus contornos definitivos dependem ainda de apreciação das áreas técnicas do BC, além de avaliação pela Diretoria Colegiada e outras instâncias decisórias. Por isso, neste momento, não há um cronograma para a publicação e vigência de eventuais medidas”, informou o BC.

Metrópoles

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. O problema todo é que os bancos não estão ganhando fortunas como de costume nas transações com pix, não investem em segurança!!

    1. Kkkkkk. Vc caiu nessa narrativa foi? Omi, os bancos nunca ganharam tanto dinheiro já que pra fazer um pix as pessoas precisam ter uma conta bancária gado véi! O dinheiro estando na conta os bancos já ganham c isso…

  2. Algo deve ser feito no sentido de proteção no uso de pix durante assaltos, pois está demais o risco envolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643