martins em pauta

quarta-feira, 8 de junho de 2022

CAOS: Porto de Natal fica sem navios em 12 de 23 semanas deste ano: trabalhadores ficam sem renda e silêncio das autoridades preocupa

Quarta, 08 de Junho de 2022

Foto: Canindé Soares

O porto de Natal vem registrando com frequência preocupante cancelamentos de atracações por parte do armador – empresa proprietária das embarcações, sem qualquer aviso ou justificativa para a comunidade que lida com o comércio exterior.  Das 23 semanas completadas em 2022, em 12 delas não houve embarques nem navios no porto.

A situação vem causando prejuízos enormes para a economia potiguar, fazendo com que as cargas sejam direcionadas para embarque em Fortaleza. Em várias oportunidades, o cancelamento simplesmente tornou inviável qualquer outra operação.

A comunidade mais carente – os operadores portuários – que precisa da movimentação para ter trabalho e salários, está na pior.  O Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) recebeu como adiantamento, a título empréstimo de um exportador de frutas, 40 mil reais para que pudesse distribuir com os associados que já estavam passando por necessidades.

O que causa maior estranheza é a falta de posicionamento por parte do armador e das autoridades portuárias. Nenhuma nota oficial também por parte da Codern, que administra o porto e deixa de arrecadar com a falta de navios e embarques.

A linha que atende Natal é a mesma que passa antes por Vila do Conde, no Pará e o porto de Mucuripe em Fortaleza.  Segundo uma fonte do Blog do BG, no Porto de Natal há quem imagine um motivo para tanto cancelamento de atracações de navios: a operação no porto do Mucuripe é mais ágil por possuírem um Transtainer (guindaste de solo) e assim, a sequência do “giro” do navio na rota torna-se otimizada.

Mas o que causa grande preocupação é o silêncio em torno do assunto, inclusive da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e, principalmente da administração do porto de Natal.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643