martins em pauta

sábado, 14 de março de 2020

Florianópolis lança pré-consulta virtual no SUS para evitar contágio por coronavírus

Sábado, 14 de Março de 2020 


por Folhapress
Foto: Reprodução / G1


A Prefeitura de Florianópolis (SC) lança na próxima segunda-feira (16) um programa inédito no SUS para atendimento pré-clínico por telefone ou aplicativo com a intenção de evitar o contágio por coronavírus nas unidades de saúde.

A iniciativa é inspirada em experiência do Reino Unido e vem a se somar a outros protagonismos que a capital catarinense já coleciona em atenção primária à saúde. A cidade tem, por exemplo, uma das maiores coberturas do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e conta com enfermeiros realizando atendimento clínico em parceria com médicos.

A partir de segunda, ao ligar para um 0800 ou acessar um aplicativo, o morador poderá tirar dúvidas sobre prevenção do coronavírus e até mesmo marcar consultas caso apresente sintomas sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde.

Se tiver alguma queixa, enfermeiros (as) vai atendê-lo usando protocolos internacionais adaptados para Florianópolis. Por exemplo: se a pessoa se queixar de dor de garganta, febre e tosse, a enfermeira vai fazer uma série de perguntas para avaliar a gravidade do atendimento.

Perguntas como se o paciente viajou para algum país com epidemia do coronavírus, se ele teve contato com alguém que viajou, entre outras dúvidas seguidas no protocolo, poderão ajudar o profissional a identificar um caso suspeito sem que a pessoa precise ir até uma unidade de saúde sem necessidade.

"É o melhor dos cenários. Evita-se que o vírus se espalhe em uma unidade que já possui pessoas com fragilidade na sua imunidade aguardando por atendimento", diz o médico Carlos Alberto Justo da Silva, secretário de Saúde de Florianópolis.

Esse protocolo para casos de coronavírus é adotado pelo sistema de saúde do Reino Unido e foi importado para Florianópolis. Ele prevê que pacientes com gripe não se desloquem para unidades de saúde, mas sim liguem para o sistema de atendimento pré-clínico que já existe no sistema inglês.

Se identificado um caso suspeito da infecção, o profissional do programa comunicará a vigilância epidemiológica para a adoção do procedimento padrão.

A prefeitura também equipou todas as 151 equipes da saúde da família, compostas por médicos, enfermeiros, e outros profissionais da saúde, com celulares e números de Whatsapp. Assim, todos os pacientes terão o contato da sua equipe de saúde para marcar diretamente a consulta e tirar dúvidas via aplicativo.

"Há casos em que os pacientes já em acompanhamento querem apenas tirar dúvidas sobre os resultados de um exame. Ele pode fazer isso via Whatsapp para o seu médico e agendar uma consulta apenas se for necessário, sem precisar se deslocar até a unidade, caso não queira", explica a médica Fernanda Melchior, uma das coordenadoras do programa.

O programa "Alô, Saúde" começou a ser desenhado em 2017, com a melhoria da estrutura física das unidades de saúde de Florianópolis. Depois, foram as mudanças de fluxos nos centros de saúde.

Em 2019, começou a implantação do novo prontuário eletrônico, que permite uma conexão do histórico do paciente em tempo real para qualquer local de atendimento. A partir de segunda, 57% dos centros de saúde vão permitir agendamento por telefone ou por aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643