martins em pauta

sexta-feira, 13 de março de 2020

Coronavírus – do futebol ao skate, esporte vai suspendendo competições mundo afora; veja quais modalidades sofrem com cancelamentos ou adiamentos

Sexta, 13 de Março de 2020

Foto: Agência O Globo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirma que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio serão realizados nas datas programadas — entre julho e setembro —, porém, a lista de eventos esportivos cancelados ou adiados devido ao surto de coronavírus só cresce.

Nesta quinta-feira, 12 de março, a chama olímpica foi acesa em Olímpia, na Grécia, sem presença de espectadores. O evento aconteceu logo após a notícia da primeira morte no país por causa do Covid-19.

No Brasil, a Stock car informou que a corrida de Goiânia, dia 29, só será disputada por pilotos brasileiros mas deverá ser cancelada, uma vez que muitos estão na Europa e viram ao Brasil. Também nesta quinta-feira, a Volta da Catalunha de ciclismo foi suspensa.

No Japão, a organização dos Jogos adiou o treinamento dos voluntários e terá mudanças no esquema de revezamento da tocha olímpica. É provável que o governo peça para a população não acompanhar a chama olímpica in loco. Mesmo com contratempos, é difícil que a data da Olimpíada seja alterada.

Atrasar o maior evento multiesportivo do mundo por dois meses, por exemplo, entraria em conflito com a gama de eventos da América do Norte e suas respectivas transmissões, como NFL, NBA, beisebol e futebol americano universitário.

Há também a questão dos milhões de bilhetes vendidos, voos e hotéis reservados e US$ 3 bilhões em patrocínios locais vendidos no Japão, com anunciantes esperando retorno para suas despesas.

Além disso, cerca de 73% da receita de US$ 5,7 bilhões do COI, em um ciclo de quatro anos, vem dos direitos de transmissão como das redes NBC e NHK, no Japão.

Comenta-se no ambiente olímpico que nenhum evento esportivo será realizado na China, epicentro do surto, até julho. E que eles serão adiados ou cancelados à medida em que suas datas se aproximam. O Japão também não deve realizar eventos teste pelo menos até o final de março — Tóquio-2020 tem feito estes eventos sem atletas, só com funcionários do comitê organizador.

A Associação Chinesa de Futebol foi a primeira a anunciar que todas as partidas disputadas no país estavam suspensas.

Pré-olímpicos

Nesta quinta-feira, 12 de março, a Federação Internacional de Natação (FINA) adiou a realização do Torneio Pré-Olímpico de Polo Aquático masculino, que seria realizado de 22 a 29 de março, em Roterdã, na Holanda. A competição pode ser disputada entre 31 de maio a 7 de junho. A entidade já havia cancelado a versão feminina do torneio, que seria disputada entre 8 e 15 de março, em Trieste, na Itália. A princípio, este torneio será realizado entre 17 e 24 de maio mas a FINA vai reavaliar em 20 de abril.

A FINA discute adiar todos os Pré-Olímpicos — os de nado sincronizado e saltos ornamentais estão marcados para Tóquio.

Nesta quarta-feira, dia 11 de março, foi anunciado o adiamento do Pré-Olímpico de boxe, que seria disputado em Buenos Aires, no próximo dia 27. Esta competição seria disputada também por atletas brasileiros em busca de uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Há casos também de atletas que não podem viajar. Principalmente chineses e italianos, já que a Itália é o segundo país com maior número de casos. Ao menos até agora. Estrangeiros que estão nestes países também precisam cumprir quarentena para entrar em outras nações se quiserem viajar. E isso pode inviabilizar a disputa de diversas competições.

Além disso, nenhum atleta está sendo submetido a testes antidoping na China. A agência antidoping chinesa (Chinada) comunicou ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que suspendeu os controles antidopagem de seus esportistas.

Em fevereiro, a seleção chinesa de judô não conseguiu visto para a França porque a embaixada deste país, em Pequim está fechada. A seleção feminina de handebol perdeu o Pré-olímpico e a seleção de tênis masculina ficará fora da Copa Davis porque sua equipe não viajará para a Romênia.

Também não havia nenhum chinês nos Mundiais de Vela na Austrália (49er, 49erFx, Nacra17 e RS:X). Segundo a organziação, os dois barcos Nacra17 não viajaram porque não obtiveram aprovação para visto. No caso da categoria RS:X, o winsurf, “estava relacionada a restrições de viagem”. Assim, estes barcos passaram a se concentrar nos classificatórios asiátios como já haviam feito as classes 49er e 49erFX.

No Aberto de Budapeste de tênis de mesa, na Hungria, disputado em fevereiro, não havia nenhum chinês inscrito. Neste caso, porém, não se sabe se fez parte da estratégia da seleção chinesa, a melhor do mundo, ou se tem relação com o coronavírus.

O GLOBO procurou o Comitê Olímpico Chinês para saber como e onde estão seus principais atletas, se há alguém doente e quais cuidados estão sendo tomados para evitar contaminação entre os esportistas, mas não obteve retorno.

Confira a lista de eventos cancelados ou adiados AQUI em texto completo.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643