martins em pauta

quarta-feira, 10 de abril de 2019

UFRN e Força Aérea Brasileira assinam acordo de cooperação acadêmica

Quarta, 10 de Abril de 2019


Foto: Cícero Oliveira

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Força Aérea Brasileira (FAB) firmaram acordo de cooperação acadêmica, na tarde dessa segunda-feira, 8, na Ala 10, localizada no município de Parnamirim. Com planos de trabalho de duração inicial de cinco anos, a parceria visa incrementar as ações de ensino, pesquisa e extensão entre as instituições.

“Existem no Rio Grande do Norte duas instituições gigantes: uma é a UFRN, que é grande propulsora de ciência e tecnologia; e a outra é a antiga Base Aérea, que agora se chama Ala 10, a qual desde sua fundação transformou economicamente o entorno da cidade do Natal. Agora, esses dois entes públicos assinam um acordo para fomentar ações de ensino, pesquisa e extensão, e quem sai ganhando com essa parceria é a sociedade”, explicou o docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aeroespacial e “professor de ligação” da parceria, Dino Lincoln Figueiroa Santos.

Sobre os benefícios acadêmicos do acordo, o docente citou como exemplo a oportunidade que os alunos, que estudam tecnologia aeroespacial na UFRN, terão de ver na prática aeronaves, motores e sistemas de propulsão, com assistência da Força Aérea, o que na sua opinião aumenta a qualidade do ensino. Outro campo de estudo será a Fisioterapia, pois os pesquisadores investigarão sobre o desgaste na coluna dos pilotos, ocasionado pela vibração do helicóptero ou pelo esforço de carga dos pilotos de caça. “Tudo isso gera novas pesquisas, novas publicações e novas patentes”, analisa o professor Dino.

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, assinou o convênio e considerou que a parceria entre a instituição de ensino e a FAB visa contribuir com a execução de políticas públicas, por meio da educação e do fortalecimento das instituições, para melhorar a qualidade de vida em prol do bem comum da sociedade.

Para o comandante da Ala 10, major brigadeiro do ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, é com alegria que se celebra a união entre os dois entes públicos federais [UFRN e FAB], com o intuito de formalizar ações, cuja intenção é atender demandas bilaterais para o aprimoramento de ações administrativas e acadêmicas.

Com informações da UFRN

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643