martins em pauta

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Ministro do STF Gilmar Mendes diz que Câmara trouxe ‘estabilidade para o País’

Sexta, 04 de agosto de 2017


Um dia depois de a Câmara dos Deputados rejeitar a autorização para que o STF (Supremo Tribunal Federal) julgue a denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer (PMDB), o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira (3) que a decisão dos deputados traz estabilidade para o País.

— Isso é uma questão da competência da Câmara. O sistema de ‘checks and balances’ [freios e contrapesos] está funcionando.

Indagado se a decisão da Câmara traz estabilidade, o ministro foi enfático: “Com certeza. Essas questões têm de ser definidas, porque isso gera instabilidade”.

Na avaliação de Gilmar Mendes, desde maio, quando veio à tona a delação do grupo J&F, o Brasil passa por um quadro de crise, com as atenções voltadas para um cenário “jurídico-político-policial”. Agora, o ministro acredita que vai ser possível que os parlamentares aprofundem as discussões sobre a reforma política.

— Vamos poder concentrar energia nesse tema, que é prioritário.

Governança

O presidente do TSE destacou que o País vive uma instabilidade, ressaltando que dos presidentes eleitos desde a Constituição de 1988, só dois terminaram o mandato — Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

— Precisamos pensar hoje se nós temos um modelo adequado de governança, de governabilidade e precisamos encontrar meios e modos de não instabilizarmos a democracia.

Questionado se a nova denúncia a ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer poderia trazer instabilidade, o presidente do TSE limitou-se a dizer: “Vamos aguardar. Depois da denúncia, a gente comenta.”

R7, com Estadão/ Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643