martins em pauta

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

TERRORISMO: EMBAIXADOR RUSSO É ASSASSINADO NA TURQUIA

Terça, 20 de dezembro de 2016


CRIME FOI FILMADO E ASSASSINO FEZ DESABAFO


O embaixador da Rússia em Ancara foi morto a tiros em um ataque realizado dentro de uma galeria de arte na capital turca nesta segunda-feira, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. “Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Federação Russa na Turquia, Andrei Gennadyevich Karlov, sofreu um ferimento do qual ele morreu”, disse a repórteres a porta-voz do ministério Maria Zakharova. “Nós consideramos o ataque como um ato terrorista”, acrescentou.

A agência de notícias turca Anadolu disse que o atirador foi “neutralizado” pouco depois do ataque, que parece apontar para um dos maiores desdobramentos do conflito sírio na Turquia. As relações entre Moscou e Ancara estão abaladas há tempos em função da guerra na Síria, na qual turcos e russos apoiam lados opostos. O Ministério das Relações Exteriores russo confirmou que o ataque foi realizado enquanto o embaixador, de 62 anos, fazia um discurso na abertura de uma exibição de fotos. O jornal Hürriyet informou que forças especiais cercaram o edifício, e a rede NTV noticia que três outras pessoas ficaram feridas.

Uma testemunha que os barulhos de tiros duraram algum tempo depois do atentado. Um repórter do Hürriyet disse que o agressor entoava slogans islâmicos. O agressor entrou no prédio alegando ser policia. “Não se esqueçam de Alepo, não se esqueçam da Síria! A menos que nós estejamos todos seguros, vocês também não sentirão segurança. Voltem, voltem! Todos aqueles que compactuarem com esta opressão e tortura pagarão por isso”, exclamou o homem após atirar várias vezes.

“Só a morte me levará daqui”, concluiu o homem em turco, após gritar várias vezes “Allahu Akbar” (Deus é grande, em árabe), assim como outras frases em árabe, antes de ser abatido.
O embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov (dir), discursa durante visita ao Centro de Arte Moderna, em Ancara, minutos antes de sofrer ataque - 19/12/2016

Fonte: Carlos Skarlack

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643