martins em pauta

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Reforma política: sistema político envelheceu

Quarta, 19 de outubro de 2016

Nesta terça-feira, Renan Calheiros fez uma pose inusitada. Apresentou-se diante dos refletores como patrono da renovação política. “A reforma política precisa ser feita no Brasil”, disse o presidente do Senado. “Há uma necessidade”, enfatizou. “Esse sistema político envelheceu, precisa ser substituído”, acrescentou, sem se dar conta de que as palavras saltavam de seus lábios enrugadas.

Renan deseja incluir a reforma política num balaio com outros dois temas. “Entendo que a oportunidade é conjugar, ao mesmo tempo, reforma política, combate à corrupção e lei de abuso de autoridade”, disse o encrencado senador, protagonista de uma denúncia e nove inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

“Acho que esse aperfeiçoamento mais do que nunca se faz necessário no Brasil”, prosseguiu Renan. “Se fizermos essa conjunção para votarmos essas propostas, estaremos aperfeiçoando o Brasil e, consequentemente, suas instituições.”

O cotidiano do político é uma sucessão de poses. O político é viciado em pose. Cada gesto, cada palavra do político é uma pose. Mas o que Renan não percebeu é que um político não pode ser feito apenas de pose. É preciso que por trás da pose exista uma noção qualquer de ética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643