martins em pauta

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Megaoperação da PM em Mossoró


O principal alvo da “Operação Mossoró em Paz” são os bairros da periferia onde ocorrem mais assassinatos.

Após Mossoró ter chegado ao patamar de 81 homicídios, uma megaoperação coordenada pela cúpula da Polícia Militar teve início na noite de quinta feira, 19 de maio de 2011 e se estenderá até o domingo, 22. Para que a “Operação Mossoró da Paz”, como foi batizada a investida da polícia contra o crime, fosse colocada em prática foi necessário o reforço de 40 PMs, 20 motos e cinco caminhonetas Blazer, todas vindas da capital. Eles se juntaram a outros 32 policiais militares de Mossoró.

A operação será coordenada pelos coronéis Francisco Canindé de Araújo, comandante-geral da Polícia Militar; o comandante da Rocam, major Trigueiro; subcomandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Marinho; comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), coronel Reinaldo; e o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar em Mossoró (2º BPM), coronel Túlio César.

Segundo Túlio César, a operação já vinha sendo planejada há vários meses, e foi planejada com base em um relatório estatístico montado pelo serviço de inteligência da PM.

Dentre os bairros mais violentos, apontados no relatório como de maiores incidências de assassinatos aparecem o Santo Antônio, seguido do Alto de São Manoel e Belo Horizonte.

A “Operação Mossoró da Paz” foi projetada para ocorrer em duas modalidades: primeiro é realizado abordagens a suspeitos, investidas em locais suspeitos como bares e zonas de prostituição. No mesmo instante, são montadas barreiras itinerantes em torno do bairro onde estão ocorrendo as abordagens.

Barreiras itinerantes – Antes mesmo do início oficial da operação, quatro barreiras foram montadas nos bairros Ilha de Santa Luzia, na Avenida Leste-Oeste, no Santo Antônio, e na estrada de acesso à cidade de Governador Dix-sept Rosado.

As blitzes, que tiveram início às 14h de ontem, foram comandas pelo tenente Júlio César. Contando com entre 15 e 20 policiais militares em cada barreira, as blitzen tinham como objetivo a apreensão de armas, a inibição de crimes e a vistoria de veículos irregulares.

Até o fechamento desta edição, a PM já havia apreendido quatro motos, um caminhão e um carro de passeio, todos com irregularidades.

Perfil das vítimas – O relatório da Polícia Militar também apontou o perfil das vítimas de homicídio em Mossoró, que não diverge do apresentado nos demais Estados da Federação.

Aproximadamente 99% das vítimas são do sexo masculino, desempregados ou com empregos informais, com baixo nível de instrução, dependentes químicos (viciados) ou regressos do regime semiaberto, na faixa etária dos 17 aos 23 anos, e assassinados por armas de fogo. Os horários de maior ocorrência de assassinatos são das 21h às 2h da madrugada.

Arrastão – Apesar dos esforços da Polícia Militar, dois homens armados de revólver invadiram e assaltaram uma residência, no início da tarde de ontem.

De acordo com informações da polícia, a dupla rendeu os moradores de uma casa na Rua Isaura Eufrades de Oliveira, no bairro Nova Betânia, e promoveram um arrastão. Ninguém foi preso.

Fonte Gazeta do Oeste editado por Martins em Pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643