Durante  todo o dia e ontem, (07/04), Conselhos Tutelares, Conselheiro de  Direitos, Assistentes Sociais, Psicólogas e representantes das  Secretarias de Educação, Saúde e de Assistência Social dos três  municípios, (Antônio Martins, Serrinha dos Pintos e Martins/RN), ambos  pertencentes à comarca de Martins/RN, participaram da I CAPACITAÇÃO DO  CONSELHO TUTELAR, ministrada por promotores na Região do Alto e Médio  Oeste, realizada na cidade de Martins/RN, na Casa da Cultura das 08:30  as 18:00, horas. 
A  frente deste primeiro projeto piloto, aonde promotores realizam  capacitações para Conselheiros Tutelares e demais instituições e  seguimentos da sociedade civil, está a Drª. Gerliana Maria Silva Araújo  Rocha – Promotora de Justiça da Comarca de Martins/RN, e para palestrar  esta I CAPACITAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR, além da Promotora Drª. Gerliana  Maria Silva Araújo Rocha, foi convidado o Dr. Sasha Alves do Amaral –  Promotor Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da  Infância e da Juventude do RN (CAOPIJ/RN), e Karina Tatiane da Costa  Martins – Assistente Ministerial de Serviço Social do CAOPIJ RN.
Os três municípios pertencentes à Comarca de Martins/RN, estava representado pelas seguintes representatividades: 
MARTINS/RN: 
Conselho  Tutelar: Cicero Eliodoro, Filipe José, Cleide Miranda, Círia Morais e  Joana Dárque; Conselho Municipal (CMDCA): Terezinha Pires – Presidente e  Edivania Fernandes; Assistentes Sociais: Claudicelio Sabino e Maria  Brucilene; SEMTHAS: Marta Costa, etc.
SERRINHA DOS PINTOS /RN: 
Conselho  Tutelar: Abel Alves, Ana Paula, Cleoneide Lemos, Nildilene Silva e  Fabiana Lilia; Conselho Municipal (CMDCA): Edson Carlos – Presidente;  Assistentes Sociais: Geovania Aquino e Danielli Queroz; Psicóloga:  Maurineie Porto e Maria Brucilene; Secretarias de Educação: Rejane  Cristina; e Secretarias de Saúde: Meirian Cristina.
ANTÔNIO MARTINS /RN: 
Conselho  Tutelar: Emídio Sena, Eliane Batista, Irenice Mesquita e Auxileide  Xavier; Conselho Municipal (CMDCA): Alexandre Damião – Presidente e  Cesamies Leite; Assistente Social Rosineide Mesquita; Psicóloga: Cláudia  Carina; Secretaria de Educação: Vania Queiroz; Secretarias de Ação  Social: Francisca Jacome e Aldenora Paiva.
Esta 1ª CAPACITAÇÃO teve como  primeiro objetivo um fortalecimento da Rede de Proteção, para que esta  se torne os braços do conselho tutelar e com isto fortalecer os três  Eixos da proteção integral: Defesa, Promoção e Controle. O segundo é a  importância do SUAS - Sistema Único da Assistência Social.
- Fortalecer os três Eixos da proteção integral: Defesa, Promoção e Controle:
 
DEFESA:
“Art.  6º O eixo da defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes  caracteriza-se pela garantia do acesso à justiça, ou seja, pelo recurso  às instâncias públicas e mecanismos jurídicos de proteção legal dos  direitos humanos, gerais e especiais, da infância e da adolescência,  para assegurar a impositividade deles e sua exigibilidade, em concreto”.  (Res. 113/06 – CONANDA).
Integrantes: Judiciário;  Ministério Público; Defensoria Pública; Advocacia; Polícia Civil e  Militar; Conselhos Tutelares; e Ouvidorias (Art. 7º da Res. 113/06 –  CONANDA).
PROMOÇÃO:
“Art.  14 O eixo estratégico da promoção dos direitos humanos de crianças e  adolescentes operacionaliza-se através do desenvolvimento da "política  de atendimento dos direitos da criança e do adolescente", prevista no  artigo 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que integra o âmbito  maior da política de promoção e proteção dos direitos humanos”. (Res.  113/06 – CONANDA).
Programas e Serviços do Eixo  Promoção: Políticas públicas sociais (Educação, Saúde, Assistência  Social, Habitação etc); Serviços e programas de execução de medidas de  proteção de direitos humanos; e Serviços e programas de execução de  medidas socioeducativas e assemelhadas. (Art. 15 da Res. 113/06 –  CONANDA).
CONTROLE:
“Art.  21 O controle das ações públicas de promoção e defesa dos direitos  humanos da criança e do adolescente se fará através das instâncias  públicas colegiadas próprias, onde se assegure a paridade da  participação de órgãos governamentais e de entidades sociais”. (Res.  113/06 – CONANDA).
Integrantes: Conselhos dos  Direitos da Criança e do Adolescente; Conselhos Setoriais (Saúde,  Educação, Assistência Social, Anti-Drogas etc); e Órgãos de controle  externo e interno dos Poderes da República. (Art. 21 da Res. 113/06 –  CONANDA).
- Além deste foram abordados vários outros temas, como:
 
Ameaça ou Violação de Direitos;
Medidas Específicas de Proteção (ECA, Art. 101);
Medidas aos Pais ou Responsável (ECA, Art. 129);
Características do Conselho Tutelar;
A Manutenção do Conselho Tutelar; e
O que o Conselho Tutelar não é... Mas que, porém não poderá deixar de ser ou exercer.
- Na Assistência Social foi dado destaque questões sobre PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA, como:
 
Objetivo: Prevenir situações de  risco; Desenvolvendo potencialidades e aquisições; e Fortalecendo  vínculos familiares e comunitários.
Público: Famílias e indivíduos que vivem em condição de vulnerabilidade social; Pobreza;
Privação  (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos Serviços públicos,  dentre outros); e Fragilização de vínculos afetivos relacionais e de  pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por  deficiências, dentre outras)etc.
Para o enriquecimento ainda  maior desta I CAPACITAÇÃO DO CONSELHO TUTELAR, foram discutidos casos  concretos com todos os participantes em grupos e depois em um contesto  geral. Sendo eles: Casos do DISQUE 100 (violência física); Casos em que a  mãe entrega o filho para outra família; Casos de Negligencia; Casos de  Estudos Sóciais; Atuações do Ministério Público e Arquivamentos de  casos, etc..
Por  fim, o agradecimento aos promotores, Drª. Gerliana Maria Silva Araújo  Rocha – Promotora de Justiça da Comarca de Martins/RN; Dr. Sasha Alves  do Amaral – Promotor Coordenador do Centro de Apoio Operacional às  Promotorias da Infância e da Juventude do RN (CAOPIJ/RN); Karina Tatiane  da Costa Martins – Assistente Ministerial de Serviço Social do CAOPIJ  RN, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  (CMDCA) de Martins/RN e as cidades de Antônio Martins, Serrinha dos  Pintos e Martins.  Os quais têm agora a meta de fortalecer a Rede de  Proteção Integral de seus municípios.
Discussões de alguns casos concretos em grupos.
Apresentação e analise dos casos discutidos em grupos
Fonte: Emídio Sena
Nenhum comentário:
Postar um comentário