martins em pauta

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Baleia é encontrada morta em praia no Paraná e caso preocupa cientistas

Segunda, 10 de junho de 2024

O fato preocupante despertou a atenção não só da população local, mas também de especialistas ambientais.

A necessidade de investigar e entender as causas que levaram à morte deste magnífico animal marinho mobilizou uma equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná. Estes profissionais realizaram uma verdadeira força-tarefa para realizar a necropsia no local, buscando indícios que possam esclarecer o ocorrido.

O mamífero estava em avançado estado de decomposição, o que indica que já estava morto há algum tempo antes de ser encontrado. A equipe de especialistas coletou amostras biológicas essenciais para análises futuras, que poderão revelar não só a causa da morte, mas também mais detalhes sobre a saúde da baleia antes de seu falecimento.

A baleia-jubarte se distribui por todos os oceanos. É uma espécie migratória que se reproduz em climas tropicais e subtropicais e se alimenta nas águas frias em áreas temperadas e polares.

Esses animais chegam a percorrer distâncias de mais de 25.000 quilômetros entre áreas de alimentação e reprodução.

No Brasil, a distribuição é registrada desde o Rio Grande do Sul até o Piauí, sendo a região da Bahia a área reprodutiva com maior frequência de uso pela espécie no Atlântico Sul Ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643