martins em pauta

quarta-feira, 27 de março de 2024

PL teme que Moraes tenha estipulado data para prender Bolsonaro

Quarta, 27 de março de 2024

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Aliados de Bolsonaro no PL acreditam que Alexandre de Moraes trabalha com um prazo para colher provas e prender o ex-presidente: julho deste ano. Figuras importantes do partido acreditam que, se o ministro tomar uma medida mais aguda contra o ex-presidente, como a determinação de uma prisão preventiva, fará isso antes do início da propaganda eleitoral, que começa em agosto. Em 2024, estarão em jogo comando de prefeituras e assentos nas câmaras municipais.

A avaliação é que, se Bolsonaro estiver solto até agosto, não haverá movimentações agudas da Polícia Federal até o encerramento das eleições, no fim de outubro. Isso porque uma determinação de Moraes, durante o pleito, poderia ser interpretada como perseguição política e turbinar a candidatura de políticos do PL.

Pela ótica de deputados próximos ao ex-presidente, Moraes atua para não permitir que Bolsonaro, já tornado inelegível, desempenhe o papel de cabo eleitoral este ano. Tal efeito, avaliam, seria devastador para as pretensões do PL.

Já no STF, Alexandre de Moraes tem dito que não se deixará levar por fatores externos ao nortear suas decisões. Na segunda-feira (25/3), a revelação de que Bolsonaro esteve na Embaixada da Hungria acendeu o alerta da Polícia Federal. Contudo, segundo fontes da PF, as imagens de Bolsonaro na embaixada, por si só, são insuficientes para formalizar um pedido de prisão preventiva.

Moraes só determinará o encarceramento do ex-presidente, antes do julgamento pela Corte, caso consiga comprovar o risco de fuga ou de que Bolsonaro tem atrapalhado as investigações.

Fator Trump
Aliados de Bolsonaro acreditam que uma possível vitória de Donald Trump na eleição à Presidência dos Estados Unidos, em novembro deste ano, enfraqueceria as chances de cadeia.

Segundo parlamentares do PL, a eventual prisão de Bolsonaro ficaria “mais difícil” com um ultra-aliado na Presidência da maior potência mundial. Por essa ótica, o “fator Trump” também aceleraria o rumo das investigações envolvendo Bolsonaro.

Até o momento, os principais institutos de pesquisa norte-americanos apontam empate técnico entre Trump e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Metrópoles

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Eu não tenho nenhum politico de estimação, todos são Hipócrates e mentirosos, mas a grande realidade é que o Bolsonaro vem sendo perseguido, isso é evidente.

  2. Esse careca não tem peito pra prender Bolsonaro!
    Pq na prende logo, fica com muido da mulesta, kikiki, um kakaka, ….
    O Brasil vai parar, o agro já se pronunciou, se prender, fecham tudo .
    Aí o cancão pois!
    Vai procurar uma lavagem de roupa !
    Muido da mulesta omi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643