Sábado, 30 de março de 2024
Assim, a empresa de commodities Trafigura anunciou nesta quinta-feira (28) que concordou em pagar cerca de 127 milhões de dólares como parte de um acordo de confissão sobre a conduta de ex-funcionários ou agentes no Brasil há 10 anos ou mais.
O Grupo Trafigura se declarou culpado por uma década de suborno no Brasil, ao firmar um acordo de confissão com o Departamento de Justiça dos EUA em um tribunal federal de Miami.
A Trafigura violou os dispositivos antissuborno da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior e pagará uma multa criminal de 80,4 milhões de dólares e terá 46,5 milhões de dólares confiscados.
Eis a declaração da vice-procuradora-geral adjunta Nicole M. Argentieri, chefe da Divisão Criminal do Departamento de Justiça dos EUA:
“Por mais de uma década, a Trafigura subornou autoridades brasileiras para obter negócios ilegalmente e obter mais de US$ 61 milhões em lucros”.
E prosseguiu Nicole:
“A confissão de culpa de hoje sublinha que, quando as empresas pagam subornos e prejudicam o Estado de Direito, enfrentarão sanções significativas. O Departamento continua determinado a combater o suborno estrangeiro e responsabilizar aqueles que violam a lei.”
Por sua vez, o procurador dos EUA para o Distrito Sul da Flórida, Markenzy Lapointe, disse o seguinte:
“Nosso escritório continuará a visar qualquer pessoa que use o Distrito Sul da Flórida para promover práticas estrangeiras corruptas e esquemas de suborno”.
E concluiu:
“Continuaremos a trabalhar com nossos colegas da Divisão Criminal para identificar e processar os responsáveis, incluindo indivíduos e empresas.”
É uma pena que aqui no Brasil seja tudo tão diferente, com a permissão de nossas autoridades maiores de que criminosos retornem à cena do crime.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário