martins em pauta

domingo, 31 de julho de 2022

Varíola dos macacos: Brasil compra 50 mil doses da vacina

Domingo, 31 de Julho de 2022


O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (29), que encomendou 50 mil doses da vacina contra a varíola dos macacos. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, a previsão é de que os imunizantes cheguem ao Brasil no mês de setembro.

– O Ministério da Saúde fez sua encomenda à [Organização Pan-Americana da Saúde] Opas de 50 mil doses de vacina. Para se ter uma ideia, para toda a região das Américas, o pedido do fundo rotatório é da aquisição de 100 mil doses de vacinas – anunciou durante entrevista coletiva nesta sexta.

Entretanto, a pasta explicou que não há planos de imunização em massa e, por ora, a vacinação contemplará apenas grupos específicos, como profissionais da saúde.

O ministério admite, porém, que, caso a doença avance no país, pode fazer parceria com laboratórios como o Butantan, para facilitar o recebimento dos imunizantes.

Até o momento, a doença se encontra no primeiro estágio da escala de contágio, denominada “surto”, que ocorre quando há um crescimento repentino e inesperado de infecções. Os próximos estágios são epidemia e pandemia, semelhante ao que ocorreu com a Covid-19. (Pleno News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643