martins em pauta

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O “xadrez” militar: A troca de comando no nordeste (veja o vídeo)

Segunda, 06 de Setembro de 2021, 

Muito se faz analogia com a estratégia do jogo de xadrez ao se fazer uma análise de cenário político, porém é importante ressaltar o seguinte:

Onde estava determinada peca que foi mexida, para onde ela foi reposicionada e principalmente que peca é essa e as circunstâncias desse movimento!

Durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao estado do Pernambuco, foi realizada na noite de sexta dia 03/09 a troca de comandante do Comando Militar do Nordeste (CMNE), a cerimônia foi restrita ao público e o presidente não discursou.

O general de Exército Marco Antônio Freire Gomes passou o comando para o general de Exército Richard Fernandez Nunez no Quartel-General do CMNE, no Recife. Além do presidente Bolsonaro, estavam presentes o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o comandante do Exército general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; alguns ministros de Estado e outras autoridades.

Essa troca de comando chama a atenção devido ao curto período de permanência do comandante Freire Gomes no CMNE, onde estava lotado desde 2018, mas algo que chama mais atenção ainda são as qualificações do novo comandante do CMNE.

O General Richard é da cidade do Rio de Janeiro, estado onde o presidente passou boa parte de sua carreira militar, ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, foi Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras e realizou diversos cursos e estágios militares no Brasil e no exterior e é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Assumindo o comando do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal junto ao General Braga Netto, hoje atual ministro da Defesa.

Ele comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado em Curitiba e também foi chefe do Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Dentre tantas qualificações especiais, quero destacar algo bem estratégico:

Coordenador da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, no âmbito de preparação do Brasil para as ações de contraterrorismo em grandes eventos.

Essas qualificações impressionam, o momento e a forma dessa troca de comando também chamam a atenção, isso tudo somado a região onde ocorre essa troca nos leva a pensar o que pode estar ocorrendo nos bastidores do poder?

O que essa jogada "noturna" nesse misterioso xadrez militar pode nos revelar?

Tudo isso me fez lembrar de uma análise de cenário que fiz e que publiquei em vídeo no mês de abril desse ano, a qual buscava trazer um entendimento para uma grande questão:

"O SINAL QUE O PRESIDENTE AGUARDA VAI MUDAR BRASIL!" 
Esse foi o título de um vídeo do canal Bosco Foz que, apontava para um possível DESFECHO.

Desfecho esse necessário se antecedido fosse de uma ação da população que eclodiria em uma reação que seria a solução para extirpar o câncer do Brasil.

Atualmente essas duas situações parecem estarem conectadas e em pleno andamento.

Seria a análise de cenário desenhada no vídeo de abril "O SINAL QUE O PRESIDENTE AGUARDA VAI MUDAR BRASIL!" o desenho perfeito para os eventos das manifestações de 7 de setembro?

Seria esse o desfecho dessa situação?

Creio que o vídeo publicado em abril deste ano mereça um nova edição e republicação para avaliarmos o que pode ocorrer muito em breve!

Que Deus abençoe nosso Brasil!

João Bosco (Bosco Foz)

Assistam ao vídeo do canal Bosco Foz sob o título: TROCA DE COMANDO XADREZ MILITAR

  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643