martins em pauta

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Luciano Hang irá processar portal UOL e jornalista por fake news; ABIN esclareceu em nota não ter produzido relatório citado em reportagem

 Quarta, 23 de Junho de 2021

Foto: reprodução

O empresário, Luciano Hang, irá representar judicialmente o portal de notícias UOL e o jornalista, Lucas Valença, por publicação de reportagem mentirosa nesta terça-feira, 22 de junho, no referido portal de notícias.

A publicação foi embasada em um suposto relatório produzido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), cujo o UOL afirmou que teria tido acesso. Entretanto, o documento não existe, caracterizando assim a produção de fake news, cujo único objetivo é prejudicar a imagem do empresário e, principalmente, do presidente Jair Messias Bolsonaro.

Ainda no fim da manhã, a própria Abin divulgou uma nota esclarecendo (veja aqui) não ser autora de suposto relatório.

Veja a nota completa:

A Agência Brasileira de Inteligência informa não ter produzido, recebido ou difundido relatório ou qualquer outro documento como mencionado pelo portal UOL em reportagem desta terça-feira – 22 de junho.

A Agência esclarece ainda que compete à ABIN executar a Política Nacional de Inteligência (Decreto n⁰ 8.793, de 29 de junho de 2016) com estrita observância dos direitos e garantias individuais, da fidelidade às instituições, dos princípios éticos e da segurança do Estado.

Perseguição

Não é a primeira que o empresário é vítima do jornalismo questionável do Portal UOL/Folha de São Paulo. Ano passado, a Folha e a repórter, Patrícia Campos Mello, foram condenados a pagar indenização para Luciano Hang, pela publicação de reportagem que ligava o empresário a disparos em massa de mensagens contrárias ao PT nas eleições de 2018. Nunca houve qualquer comprovação que Hang tivesse envolvimento com o caso, não se passando de mais uma fake news.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643