martins em pauta

sexta-feira, 5 de março de 2021

Fátima: “Não vou iludir a população do Rio Grande do Norte afirmando que basta abrir leitos. É imperativo que a gente adote o isolamento social”

Sexta, 05 de Março de 2021

FOTO: ELISA ELSIE – ASSECOM/RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, declarou em entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira (5) na Escola de Governo, que o toque de recolher passará a ser das 20h às 06h, de segunda a sábado, e aos domingos será integral. O novo horário é válido a partir deste sábado (6), com a publicação do decreto em edição extra do Diário Oficial de hoje. Os serviços essenciais continuarão funcionando, mas para ter o direito de circular, as pessoas deverão comprovar a necessidade.

“O RN vive um pré-colapso no seu sistema. Todos os esforços estão sendo feitos para abertura de novos leitos, mas esse trabalho não está sendo o bastante para conter a propagação do vírus. Não vou iludir a população do Rio Grande do Norte afirmando que basta abrir leitos. É imperativo que a gente adote o isolamento social”, recomendou a chefe do Executivo estadual.

A ampliação do toque de recolher e as recomendações para os municípios, estão relacionadas ao novo decreto estadual que será publicado em edição extra do Diário Oficial do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (05). No mais, permanecerão em vigor as recomendações do decreto anterior, como a proibição de funcionamento de parques esportivos, circos, clubes sociais, suspensão de atividades religiosas, missas, cultos e congêneres, além de aulas presenciais e eventos corporativos.

Fátima afirmou que conversou com o prefeito da capital, Álvaro Dias, e com o prefeito Allysson Bezerra, de Mossoró, pedindo a compreensão de ambos para a adoção de medidas restritivas. “É nesse sentido que conclamamos mais uma vez aqui, população e prefeitos, para que nós estejamos unidos no pacto pela vida.”

A governadora disse ainda que continua lutando por mais vacinas para o estado, considerando que quanto mais avançarmos no processo de imunização, mais rápido seguiremos para a retomada da vida normal. “O Governo está fazendo sua parte e a população tem que fazer a sua parte também. É imprescindível que sejam cumpridas as determinações do decreto, para que a gente possa cuidar do povo potiguar”, reiterou.

Por fim, fez um apelo: “Não temos o direito de vermos todos os dias os nossos entes indo embora. Tenho dito que não sossegarei um só minuto para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para salvar vidas do povo potiguar. A vida se impõe em qualquer situação. Em primeiro lugar, nós temos o dever e a obrigação de cuidarmos da saúde do nosso povo. Para que de mãos dadas possamos conter a propagação do vírus.”

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), Cipriano Maia, informou que o sistema Regula RN apresentou alta de 17 leitos relativos a novos óbitos – “o que mostra a gravidade da situação”, pontuou. Ele explicou que o novo decreto é baseado nas recomendações do Comitê de Especialistas da Sesap. Porém, além das medidas contidas no decreto, os especialistas emitiram um documento com uma série de recomendações, como por exemplo, a não propagação de medicamentos de prevenção, ”pois não há evidências científicas e pode dar a falsa ilusão de que as pessoas estão protegidas.”

BOLETIM COVID 

Casos – Confirmados: 171.943; Suspeitos: 93.241; Descartados: 370.755.

Óbitos confirmados: 3.709, sendo 14 nas últimas 24h – Natal (04), Parnamirim (02), João Câmara (01), Santo Antônio (01), Mossoró (04), Tenente Ananias (01) e São Rafael (01).

Suspeitos: 780; Descartados: 722.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Direita Honesta

    UM ANO DE COVID e o que essa (des) governadora fez de efetivo para ajudar o povo potiguar? No início da pandemia, diziam que o tal isolamento seria para "achatar" a curva, evitar picos, enquanto se adequava o sistema de saúde. Não serviu para nada, então. Estamos PIORANDO, pelo que vemos. E, além do vírus e da precariedade do sistema público de saúde, vamos acabar de destruir a economia do estado. Em breve, as mortes ocorrerão por outros motivos. Que palhaçada!

  2. ZéGado

    A carnificina acontecendo e o gado ouriçado.
    A culpa de TODO esse inferno é “nossa”! Quem aglomerou?
    Quem levou a doença para os pais em casa?
    E as festas clandestinas?
    E o negacionismo?
    Eu acho DESUMANO ter que penalizar quem quer simplesmente ter o direito de TRABALHAR, mas a culpa é do negacionismo das pessoas.
    Bando de hipócritas.

  3. Luladrao

    No próximo ano votem em Fátima Paraíba de novo , der mais 4 anos a está desqualificada.

  4. EU

    Preferem morrerrrrrrrr????? GADO NEGACIONISTA

    • Acorda Brasil

      "Gado negacionista". É cada uma mente brilhante… 1 ANO de pandemia e o cara está do lado de um governo em um estado com 200 e poucos leitos de UTI e SEM HOSPITAL DE CAMPANHA. Inacreditável. Isso é coisa de gente normal?

  5. Antonio Turci

    Se essa mulher tivesse consideração ao povo não falaria em isolamento social, mas sim incentivaria o Isolamento Vertical, garantindo assim a dinâmica econômica.

    • Manoel F

      São muitos SEs né? E SE o MINTOmaníaco tivesse estimulado a população a cumprir medidas de proteção, usar máscaras e tal? E SE o inepto tivesse apresentado um plano nacional de proteção aos grupos de risco? E SE o negacionista presidente tivesse investido em ciência e em vacinas? E SE o jumento do presidente não estimulasse aglomeração ? Nunca teremos as respostas e a hora eh se empilhar mortos pela pandemia ! E quem se proteger eh pq eh maricas e faz mimimi talkei!

  6. Lucianobrito

    Deu início a ditadura petista governadora? Desastre de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643