martins em pauta

sábado, 27 de outubro de 2018

Vírus que infecta porcos na China é encontrado em humanos no Brasil

Sábado, 27 de Outubro de 2018

Patógeno foi descoberto nas fezes de uma criança com gastroenterite e descrito em estudo.
Um vírus que infecta o verme Ascaris suum no intestino de porcos na China foi encontrado no Brasil.

O vírus foi descoberto nas fezes de uma criança acometida de gastroenterite e descrito por pesquisadores de várias instituições brasileiras e dos Estados Unidos. Artigo a respeito foi publicado na revista Virus Genes.

O trabalho não permite concluir que o vírus em questão — denominado WLPRV/human/BRA/TO-34/201 — tenha sido trazido da China para o Brasil por alguém que comeu carne de porco infectada. Ou que esse vírus tenha sido o causador da gastroenterite.

A coordenadora do estudo, Ester Cerdeira Sabino, explicou:

Analisamos amostra de fezes de uma criança com diarreia cujo agente patogênico não tinha sido identificado e descobrimos um vírus que só havia sido sequenciado anteriormente uma única vez, na China. Porém é muito cedo para afirmar que o vírus tenha sido trazido da China para o Brasil. Como ele acabou de ser descrito por nós, pode ser – e é bem provável – que, com o tempo, seja encontrado também em outros lugares. E que isso permita estabelecer uma sequência da propagação. Mas, por enquanto, não sabemos se o vírus veio da China. Tudo o que temos são duas sequências genômicas semelhantes.


Fonte: A Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643