martins em pauta

quarta-feira, 25 de julho de 2018

TRE-RN inicia semana de testes de urnas

Quarta, 25 de Julho de 2018


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) recebeu nessa segunda-feira (23) cerca de 40 servidores de diferentes TRE’s do país para participar do Teste em Campo dos Sistemas ‘Totalização’ e ‘Ecossistemas da Urna’. Sob a coordenação de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os testes seguem até a próxima sexta-feira (27), no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE).

O evento reúne todos os Tribunais Regionais da região Nordeste. Concomitantemente ao Rio Grande do Norte, os estados do Pará e do Espírito Santo também realizam o mesmo teste com os TRE’s de suas respectivas regiões. Para Rodrigo Coimbra, Chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, a escolha do RN como uma das três sedes se deu pela sua estrutura física e localização. “O TRE-RN tem uma estrutura muito boa para receber as equipes. Além disso, a proximidade também foi um critério, porque permitiu que conseguíssemos concentrar aqui técnicos de toda a região Nordeste”, explicou um dos representes do TSE.

Com a proximidade das Eleições 2018, que acontecerão em 07 de outubro, a realização desses testes garante que o pleito ocorra com a normalidade esperada. Conforme explica o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Marcos Maia, o evento visa integrar todos os sistemas que serão utilizados nas eleições gerais. Além disso, ele também ressalta a importância de se identificar, através dos testes, possíveis erros: “As simulações também servem para que, se encontrada qualquer falha, ela possa ser sanada antes da lacração dos sistemas, com previsão para acontecer no final de agosto”, esclareceu.

Quanto ao aspecto metodológico dos testes, foram criados cenários com a participação de servidores do TSE e de outros TRE’s, realizando os denominados “Casos de Teste”, que são simulações de diversas situações que poderão ocorrer na eleição relativas às finalidades dos sistemas. O intuito é testar se as respectivas funcionalidades respondem corretamente ao que delas se espera. Cada TRE possui o seu cenário ideal, de acordo com a realidade do pleito em seu estado.

Após essa simulação nacional, cada TRE realizará os mesmos testes com as suas respectivas Zonas Eleitorais, repassando aos servidores todas as orientações necessárias. Semelhante ao teste que acontece nesta semana, as Zonas Eleitorais também acompanharão todos os sistemas que serão utilizados nas eleições, desde o registro de candidatura, passando pelo sistema de urna eletrônica, indo para a totalização dos votos, até a divulgação dos resultados. No caso do Rio Grande do Norte, as suas 60 ZE’s participarão do processo de simulações dentro dos próximos meses.


Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643