martins em pauta

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Mais informações: Governador do RN é alvo de operação da Polícia Federal

Terça, 15 de agosto de 2017

Yuno Silva/Tribuna do Norte 

Busca e apreensão na Governadoria do RN, onde fica o gabinete de Robinson Faria (PSD)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça (15) a operação Anteros, que tem entre os alvos o governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

Houve busca e apreensão no apartamento do governador no bairro Areia Preta e na casa da Praia de Pirangi, em Parnamirim, além das sedes da Governadoria e da Assembleia Legislativa.

Foram presos provisoriamente a assessora da Assembleia Legislativa e Magaly Cristina da Silva e o advogado Adelson Freitas dos Reis. As prisões têm prazo de cinco dias.

Ao todo, 11 mandados foram cumpridos –as duas prisões e nove buscas e apreensões. Todos foram expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

"O ministro Raul Araújo Filho, da Corte Especial do STJ, determinou que fosse iniciada investigação preliminar para apurar os crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça que estariam sendo praticados pelo governador do Estado com ajuda de servidores estaduais", diz a PF, em nota.

Os investigadores afirmam que as manobras ilegais tinham o objetivo encobrir a apuração de atos do Executivo potiguar relativos ao desvio de recursos públicos por meio da inclusão de funcionários fantasmas na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Estado entre os anos de 2006 até os dias atuais.

A Operação Anteros é um desdobramento da Operação Dama de Espadas, de 2015, que investigava um esquema de funcionários fantasmas Assembleia Legislativa e resultou na prisão da então procuradora da Assembleia Legislativa, Rita das Mercês. Robinson Faria foi presidente do Legislativo estadual por quatro biênios, entre 2003 e 2010.

Segundo a Folha apurou, a operação é decorrente de uma delação premiada que envolve todos os poderes do Rio Grande do Norte, Executivo, Legislativo e Judiciário, além de parcela significativa dos empresários de Natal.

A funcionária presa, Magaly Cristina da Silva, é coordenadora do projeto Assembleia Cidadã e havia sido citada na Dama de Espadas como beneficiada de recursos desviados do Poder Legislativo por meio de funcionários fantasmas na folha de pagamento, entre 2006 e 2011.

O gabinete dela na Assembleia foi revistado por policiais federais, que recolheram documentos e mídias para análise. Procurada, a Assembleia ainda não se manifestou sobre o caso.

Já advogado Adelson Freitas dos Reis, aposentado pela Assembleia Legislativa como assessor técnico, também foi preso. Ele ocupa, atualmente, cargo no Gabinete Civil do Estado e é apontado como um dos assessores mais próximos do governador Robinson Faria. A assessoria do Gabinete Civil do Governo do Estado não foi localizada.

A reportagem ainda não localizou a defesa do governador.

Procurada, a Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Norte informou que não tem detalhes sobre a operação e, por enquanto, não vai se manifestar sobre o caso.

BELA MEGALE
DE BRASÍLIA
JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR
RICARDO ARAÚJO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE NATAL15/08/2017 07h22 - Atualizado às 09h46
Compartilhar2,4 mil

Fonte: Folha de S.Pulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643