martins em pauta

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Gasolina aditivada vale a pena? Nem sempre


Há diferença entre as gasolinas aditivada e comum? A gasolina aditivada nada mais é do que a comum acrescida de um “aditivo” detergente e dispersante. Ele limpa todo o sistema de alimentação do automóvel (tanque, linha de combustível, bomba e injetores) e dispersa a sujeira. O “aditivo” retarda a oxidação da gasolina e impede a formação da carbonização na câmara de combustão.
DivulgaçãoEspecialistas afirmam que aditivo da gasolina nacional é eficiente e recomendávelEspecialistas afirmam que aditivo da gasolina nacional é eficiente e recomendável

Segundo Henrique Basílio Pereira, membro da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil, a gasolina aditivada comercializada no Brasil é eficaz. O engenheiro fornece DICAS importantes a respeito do uso do combustível. Se abastecer o carro com gasolina aditivada pesar no seu orçamento, use pelo menos um tanque de aditivada para dois de comum. Será o suficiente para manter todo o sistema limpo.

Adicione você
Se desconfiar que o posto no qual abastece fornece gasolina comum pelo preço de aditivada, uma vez que a ANT (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível) não fiscaliza esse aspecto, encha o tanque com a comum e adicione o “aditivo” adquirido em posto de combustível, concessionárias ou lojas de peças. Essa operação deve ser feita de acordo com a recomendação contida no próprio frasco do aditivo

Álcool
Se o seu automóvel tem motor “Flex”, outra maneira de limpar o sistema de alimentação é utilizar o álcool de vez em quando, visto que esse combustível tem essa propriedade. Quanto aos carros antigos, não há problema de usar a gasolina aditivada.

Vale esclarecer, que a limpeza não é realizada de uma hora para outra. A sujeira vai sendo diluída aos poucos, mas não vai sair nenhuma “partícula” capaz de entupir os injetores, até porque existem “filtros”.

Desempenho

Existe um “mito” que precisa ser desfeito, o de que a gasolina aditivada melhora substancialmente o desempenho do carro. Uma insinuação que parte de algumas distribuidoras de combustíveis, que fazem publicidade enganosa, a fim de atrair consumidores. Ledo engano. A gasolina aditivada apenas contribui para manter o motor limpo internamente, evitando perda de potência. Não confundir gasolina aditivada com gasolina “premium” ou “podium”, que tem maior octanagem e melhora o desempenho em veículos mais sofisticados com elevada taxa de compressão.

Fonte Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643