martins em pauta

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Anestesiologistas param cirurgias eletivas e dão justificativa


A Cooperativa dos Anestesiologistas de Mossoró (CAM) explica e justifica paralisação de seus trabalhos, em cirurgias eletivas. Mas deixam claro que o trabalho nas urgências vai continuar. Em nota à imprensa, detalha sua postura:
Em reunião realizada ontem ( 15/01) os anestesiologistas vinculados a Clínica de Anestesiologia de Mossoró decidiram pela paralisação de atendimento eletivo ( cirurgias eletivas ) por um período de tempo indeterminado. As cirurgias eletivas devem ser remarcadas.
Mesmo diante dos percalços  ( crônicos ) da Saúde Pública, comunicamos que não haverá nenhuma interrupção no atendimento de urgência/emergência.
Estamos habituados a tudo. Nenhuma voz fala a nosso favor. Os anestesiologistas precisam ser provocadores para que os gestores da saúde  e a comunidade percebam a importância do trabalho do anestesiologista. Ex. Segunda feira foi feita uma captação de órgãos ( dois rins ) com a participação dos anestesiologistas da CAM. Um rim  foi encaminhado para Curitiba e outro para Porto Alegre.
O nosso movimento em nenhum momento trata de melhorias salariais. Não queremos corrigir tabelas, todavia, em tempos de crises e instabilidade administrativa necessitamos  urgentemente de organizar as relações gestores/anestesiologistas de forma que compromissos e responsabilidades sejam recíproca. Cada um com suas obrigações. Uma questão de justiça e cidadania.
Profissionais anestesiologistas permanecerão no Hospital Regional Tarcisio Maia, Hospital da Mulher e Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, vinte e quatro horas, independentemente de comprovação ou não de pagamentos de plantões referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro. Nenhuma categoria profissional  aceita de forma pacífica tamanhos períodos sem pagamento de salários.
Acreditamos com convicção no atual prefeito quando ele afirma que a SAÚDE SERÁ UMA QUESTÃO PRIORITÁRIA nesta gestão. Desejamos que ele tenha discernimento, sabedoria e muita força para priorizar a saúde. As famílias jamais esquecerão esta atitude. Esperamos que este mandato não seja interrompido nem mesmo diante da possibilidade de eleições complementares.  Simplesmente queremos ter muito orgulho de ser um prestador de serviço na área da Saúde.
Percebemos total ausência de reconhecimento do nosso trabalho. A ausência de pagamento de honorários do anestesiologista é uma forma cruel de punição injusta. Honorários tem significado de salário e salário é a manutenção da família.
No tocante a empresa que vincula os anestesiologistas ( CAM ) enfrentamos dificuldades financeiras em consequência da elevada carga tributária que a empresa está sujeita. Emitimos diversas notas fiscais e no entanto não existiu pagamento. Assim, jamais podemos crescer, gerar emprego e assumir a responsabilidade de investir na contratação de novos profissionais.
Fugir de responsabilidade não significa ausência de consequências. Saúde é um dever do Estado.
MOTIVAÇÃO / PLEITOS:
- RIGOROSA FISCALIZAÇÃO e adequação técnicas de condições do trabalho;
- Redução do excessivo tempo que o paciente com trauma espera por cirurgias ortopédicas ou cirurgias de outras especialidades sem a necessidade da realização de mutirão cirurgia;
Realização de todas as cirurgias ortopédicas possíveis de qualquer usuário do SUS residente no RN mediante autorização da PMM. Esse tipo de  cirurgia não deve, em caráter eletivo,  ser realizada no Hospital Regional Tarcisio Maia.
Atualização do pagamento de todos os procedimentos anestésicos realizados em 2013;
Apresentação de um cronograma de pagamentos. Existe débito relacionado a atendimento realizado em maio de 2013;
Assinatura de um simples termo de compromisso de pagamento;
Compromisso da não existência de teto financeiro para o atendimento da gestante ( anestesias para obstetrícia ) na C S DR, independentemente do Munícipio de origem. O parto não pode esperar.
Não há qualquer movimentação política neste movimento e acreditamos na compreensão, boa vontade, coragem, compromisso e intenções verdadeiras do Senhor Prefeito, para a solução deste problema de forma emergencial. Temos grande interesse no retorno ou continuidade deste trabalho tão especial e necessário para os usuários do SUS.
Estaremos completamente disponíveis para negociações e diálogo democrático.
A DIREÇÃO DA CAM
Fonte Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643