Sábado, 17 de outubro de 2026
Voltou a circular nesta semana um vídeo de 2022 em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclama da forma de contar empregos:
“Eles colocaram o MEI como se fosse emprego.”
“Colocaram o emprego informal como se fosse emprego”, diz o petista no trecho.
A fala é do debate na TV de 28 de outubro de 2022, na reta final daquela eleição. Lula criticava o governo Bolsonaro, que tinha mudado a metodologia do Caged, o cadastro que mede os empregos no país.
No mesmo trecho, ele disse que, no tempo dele, a medição de emprego era só a carteira profissional assinada.
Na época, o vídeo foi usado para dizer que Lula acabaria com o MEI, o que a checagem apontou que ele não disse. O MEI foi criado em 2008, no próprio governo Lula.
Agora, na disputa pela reeleição, o petista corteja os microempreendedores. Em junho, enviou ao Congresso um projeto que amplia o teto do MEI para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028.
As redes não esquecem.
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:
Postar um comentário