Domingo, 02 de março de 2025
Lula também foi informado sobre o conteúdo antes da publicação e demonstrou satisfação com a abordagem adotada. O documento foi redigido pela assessoria internacional do governo sob a supervisão de Celso Amorim e revisado pelo chanceler Mauro Vieira
Na nota, o governo brasileiro expressou surpresa com a manifestação dos EUA sobre uma ação judicial envolvendo empresas norte-americanas e rejeitou qualquer tentativa de politização das decisões do STF. O comunicado enfatizou a importância da independência dos poderes e defendeu que a liberdade de expressão no Brasil deve ser exercida dentro dos limites legais, incluindo normas criminais.
O texto também destacou que instituições brasileiras foram alvo de uma "orquestração antidemocrática" baseada na desinformação e mencionou as investigações em curso sobre os eventos pós-eleitorais de 2022.
A interação entre o governo e Moraes antes da divulgação da nota reforça a proximidade entre o Executivo e o STF na condução de temas sensíveis da política externa.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário