martins em pauta

segunda-feira, 25 de março de 2024

Bolsonaro confirma presença em embaixada húngara

Segunda, 25 de março de 2024

Foto: Reprodução/NY times

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou que esteve na embaixada da Hungria em fevereiro deste ano. Em contato por telefone com o repórter Túlio Amâncio, da Band, ele reforçou ter o “direito de ir e vir” e afirmou que mantém relação com países de afinidade ideológica.

À coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Bolsonaro disse: “Não vou negar que estive na embaixada, sim. Não vou falar onde mais estive. Mantenho um círculo de amizade com alguns chefes de Estado pelo mundo. Estão preocupados. Eu converso com eles assuntos do interesse do nosso país. E ponto-final. O resto é especulação”.

Entenda

O jornal americano New York Times divulgou nesta segunda-feira (25) vídeos do ex-presidente Jair Bolsonaro na embaixada de Hungria durante o último carnaval. A data coincide com a operação da PF que apreendeu o passaporte do ex-presidente. O presidente teria ficado duas noites da embaixada.

Ainda segundo o NY Times, a ida dele para a embaixada seria por um apoio do líder de direta húngaro Viktor Orban. Segundo o fontes do jornal americano, os funcionários brasileiros não estavam na embaixada por conta do carnaval.

No dia 08 de fevereiro a Polícia Federal deflagrou a Operação Tempus Veritatis para apurar uma suposta organização criminosa que teria atuado na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então presidente Jair Bolsonaro no poder.

O que mostram as imagens do NY times

As imagens mostram Bolsonaro aguardando do lado de fora da embaixada no dia 12/02/2024. O ex-presidente entra a pé na embaixada seguido por seu carro. Nas imagens é possível ver que o ex-presidente é recebido pelo embaixador húngaro ainda no dia 12/02/2024. O staff da embaixada, junto com o embaixador, então recebe e conversa com o presidente que entra no elevador. Já no andar de cima do prédio, o staff da embaixada aparece carregando roupa de cama para o local indicado como quarto de hospedes da unidade. 

Band Jornalismo e coluna de Igor Gadelha – Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643