martins em pauta

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

O vídeo da reunião de Bolsonaro com ministros e o caminho sem volta

Segunda, 12 de fevereiro de 2024


Foi divulgado o vídeo de uma reunião de Bolsonaro com seus ministros, de julho de 2022, utilizado como prova de que houve esse planejamento de golpe.

Assisti ao vídeo e, até agora, na minha opinião, o que ficou parecendo:

- Bolsonaro não acreditava na lisura das urnas, o que ele sempre falou;
- Ele disse que “algo deveria ser feito” antes das eleições, porque depois não ia resolver nada, ou poderia criar caos no país;
- Ele não disse o que fazer e nem como fazer. Se havia algum planejamento de golpe, o que não fica claro por esse vídeo, nunca saiu do papel;
- Nada nessa reunião liga Bolsonaro aos atos do dia 08/01.

Uma coisa é certa: Bolsonaro será condenado porque isso é o que quer o establishment.

A criminalização de toda a oposição será feita se baseando nisso e faz muito tempo que os ritos e trâmites constitucionais não são respeitados.

Criaram um ambiente de exceção justificado na ideia de “defesa da democracia”, comprado por parte da população e sustentado com ajuda da mídia tradicional. Ou seja, uma ideia de que é preciso fazer as coisas dessa forma, mesmo que com inquéritos ilegais e destruição do ordenamento jurídico, porque seria por uma causa maior.

O que estão fazendo é tudo, menos defesa da democracia. Não pensem que vai parar com uma condenação de Bolsonaro. Vai só se fortalecer e aumentar a estrutura de repressão à oposição — que é toda a direita, bolsonarista ou não.

E vocês, o que acham?

Renata Barreto. Economista.

@renatajbarreto

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643