martins em pauta

sábado, 8 de julho de 2023

Lula promete a políticos petistas que partido não perderá espaço no governo com minirreforma ministerial

Sábado, 08 de Julho de 2023

Reunião de Luiz Inácio Lula da Silva com Arthur Lira, deputados governistas e ministros

Foto: divulgação/Planalto

Ao abrir as portas do governo para partidos que apoiaram o governo Bolsonaro, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta o desafio de não desagradar o próprio partido, o PT. Atualmente, a legenda ocupa 10 dos 37 ministérios.

A políticos petistas, Lula assegurou, nesta sexta-feira, que irá escolher os locais para acomodar os novos aliados, sem sangrar o PT. O compromisso é de fazer as mudanças somente em agosto, o que daria tempo para amadurecer algumas das promessas feitas a neo-governistas como Republicanos e Progressistas.

“Todos para dentro do governo. Mas só em agosto”, afirmou à CNN um dos líderes que esteve na reunião com Lula, nesta noite, no Palácio da Alvorada. O presidente da Câmara, Arthur Lira, também esteve no encontro. “Lula está apalavrado conosco”, disse um líder do centrão.

Na mira das novas mudanças na Esplanada, o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), poderia ir para outra pasta, se confirmada a mudança.

O PP indicou o líder do partido na Câmara, André Fufuca (PP-MA), para o lugar do petista. Mas Lula tem planos de não tirá-lo do primeiro escalão de governo e, se necessário, transferi-lo para outro ministério, o que ainda está em discussão.

A ministra do Esporte, Ana Moser, perderia a pasta para Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). A ex-atleta é considerada ministra da cota de Lula e não de partido.

Prestes a assumir uma posição no time, o Republicanos comunicou ao governo que, mesmo com a cadeira de ministro, manterá divergências com o governo sobre pautas de costume.

Para simbolizar o novo momento de articulação política, lideranças da Câmara se preparam para uma cerimônia de posse conjunta com muitos políticos convidados.

As mudanças foram negociadas após a aprovação da Reforma Tributária, na Câmara, na madrugada desta sexta-feira.

CNN Brasil – Basília Rodrigues

OPINIÃO DOS LEITORES

    1. Mudanças se tem tanto pra melhor como pra pior. Você estará coberto de razão se falar que foi pra pior. Inclusive, relativisou a democracia. E estendeu tapete vermelho pra mano ditador.

    2. Podemos aqui relativizar também. Realmente melhorou tremendamente para Janjo e sua corja. Hoje o Brasil é um dos melhores países do mundo para essa gente viver. Para o resto, salve-se quem puder.

    3. Melhorou pra você babão? Só se você for da galera. Se não, continue assistindo seus ídolo se darem bem como quem assisti um filme com final feliz. Para eles é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643