martins em pauta

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Bolsonaro diz que tem três 'supremáveis' na mira para indicar ao STF

Sexta, 07 de Fevereiro de 2020

Foto: Carolina Antunes / PR

Além do ministro da Justiça, Sergio Moro, e do advogado-geral da União, André Mendonça, o chefe da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, também passou a ser aventado como possível indicação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o Supremo Tribunal Federal (STF). O capitão fará duas indicações à Corte neste mandato.

"No momento, tenho três 'supremáveis'. Não vou falar os nomes deles, certo? Pode ser que apareça um quarto", disse o capitão, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Apesar de não citar nominalmente e interromper a repórter quando ela pretendia citá-lo, Bolsonaro disse que pode ser capaz de indicar todos eles. "(...) se eu for reeleito, vamos ter um total de quatro vagas. Dá para os três e mais um", admitiu.

Quanto ao projeto, em trâmite no Senado, que propõe mudar a escolha dos ministros, Bolsonaro diz acreditar que ele não vai para a frente. Pela proposta, a decisão do capitão deverá se submeter a uma lista tríplice.

"Está bem claro no projeto que um nome sairia da OAB. Imagina quem vai sair da OAB? Pelo amor de Deus! A regra não pode mudar com o jogo andando. Haveria reação da sociedade", argumenta o presidente.

De acordo com o jornal, o projeto vem sendo tratado como prioridade pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A ideia é que o presidente da República escolha os integrantes da Corte por meio da lista que seria indicada por uma comissão formada por sete instituições, entre elas o próprio STF e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, o mandato seria de 10 anos e não mais vitalício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643