martins em pauta

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Governo faz parceria com setor privado para incorporar 5 mil câmeras de vigilância ao Ciosp

Terça, 10 de Outubro de 2017

Fotos: Demis Roussos

Uma nova ação do Governo do Estado vai permitir a integração de cinco mil câmeras de vigilância ao Centro de Operações Integradas em Segurança Pública (Ciosp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Para isso foi assinado nesta segunda-feira, 09, o termo de cooperação “Conectados com a Segurança” com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL).

No ato de assinatura, o governador Robinson Faria lembrou que desde o início a atual gestão vinha buscando essa parceria com o setor privado. “Agora concretizamos essa colaboração e a CDL abre caminho para ampliarmos a integração dos sistemas de vigilância privado na luta contra o crime”, afirmou o Governador.

Robinson também citou o acatamento de sua sugestão pelo presidente da República Michel Temer, em promover reunião específica dele, da presidente do Supremo Tribunal Federal e dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados com os governadores para tratar exclusivamente da segurança pública. Essa reunião vai acontecer no final deste mês, no Acre. “A insegurança pública hoje é resultado da falta de uma política pública nacional de segurança. É preciso a soma de esforços da União, dos Estados e dos municípios e uma grande ação envolvendo esporte, lazer, cultura e campanhas educativas em promoção da cidadania”, defende.

Todos os setores produtivos da sociedade civil e condomínios residenciais poderão integrar as imagens das suas câmeras voltadas para as ruas. Isso permitirá uma ampla cobertura da cidade. O termo de cooperação assegura o sigilo da origem das imagens cedidas.

Hoje 20 câmeras do setor privado estão integradas ao Ciosp. A perspectiva é de outras cinco mil venham a ser integradas. “Nós temos tecnologia e recursos humanos capacitados para este trabalho. Nosso propósito é interligar toda Natal”, informou a secretária de Segurança, Sheila Freitas.

O presidente da CDL, Augusto Vaz considerou o acordo assinado com o Governo do Estado “um grande passo para melhorar a segurança”. Ele disse que há 11 anos a CDL discutia essa integração que agora é concretizada.

COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO

• As câmeras de empresas privadas que compõem o circuito interno, e que estão apontadas para a rua, serão interligadas ao Ciosp.

• As imagens poderão ser acessadas em tempo real, online, a qualquer momento no Parque de Monitoramento do Ciosp.

• Os registros gravados, pelo termo do acordo de cooperação, devem ser mantidos por até cinco dias para auxiliar as investigações de eventuais crimes, identificação de criminosos ou prevenção de delitos.

• As imagens serão essenciais na resolução de crimes ou qualquer outro tipo de ocorrência, como, por exemplo, acidentes automobilísticos.

• Ao todo, cerca de 5 mil câmeras estarão interligadas ao Ciosp de forma georreferenciada. Ou seja, tão logo seja verificado o delito é possível designar a viatura mais próxima disponível para o local.

• Para operar o sistema não será preciso incremento de policiais por turno em virtude de ser aplicado o monitoramento por demanda, ou seja, as câmeras serão acessadas caso um crime seja reportado.

• O sistema de cooperação é uma tendência verificada na segurança pública de outras cidades do Brasil, como São Paulo, e em outros países, como no caso de Londres, na Inglaterra.

• A princípio, o projeto contempla apenas Natal, mas a ampliação para os municípios da região metropolitana e, posteriormente, Mossoró, também está nos planos de expansão da Sesed.

• O próximo passo é que os imóveis residenciais também possam fornecer as imagens para o Ciosp.

• Para isso, empresas, condomínios ou qua
lquer pessoa jurídica que tenha interesse em aderir ao projeto pode entrar em contato com a CDL Natal no 4009-0000 ou pelo endereço de email segurança@cdlnatal.com.br.

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643