martins em pauta

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Programa Ronda Cidadã é apresentado para Mossoró-RN

Quinta, 12 de dezembro de 2016

"O Ronda Cidadã surgiu com sucesso em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi aplicado com muito sucesso também na Colômbia.



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentou à imprensa todos os passos da implantação do programa Ronda Cidadã, no município de Mossoró, nesta quarta-feira (11). Na ocasião, o governador Robinson Faria entregou tablets para serem instalados nas viaturas, além de equipamentos de proteção individual e uma base móvel para o projeto.

O programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem que haja prejuízo no policiamento repressivo. Inicialmente, o projeto abrigará quatro bairros (Santo Antônio, Barrocas, Bom Jardim e Paredões) atendendo uma população de 62 mil habitantes.

"O Ronda Cidadã surgiu com sucesso em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi aplicado com muito sucesso também na Colômbia. No Brasil o programa existe no Ceará e no Rio Grande do Norte, implantado por nossa administração nas regiões leste e oeste de Natal. Obtivemos sucesso com a redução dos índices de violência e com aprovação de 70% da população", explicou o governador Robinson Faria.

Uma das fases da implantação do Ronda é a implementação dos avanços tecnológicos. "É importante ressaltar que o programa é composto de várias etapas. Começamos hoje com a instalação dos tablets e faremos logo em seguida a capacitação dos policiais. Por isso, iniciaremos o Ronda no dia 06 de março, em pleno funcionamento", apontou o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra.

Os tablets – equipamentos recebidos durante a Copa do Mundo de 2014 - serão instalados nas viaturas permitindo saber em tempo real a localização, as escalas operacionais e a rotina diárias das equipes. A tecnologia de comunicação foi desenvolvida sem custo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em Natal e região Metropolitana, de acordo com o coordenador de Programas para a Cidadania, Capitão Rodrigo Couceiro, incialmente os tablets foram testados nas viaturas da Força Nacional e depois foi realizada a capacitação dos policiais responsáveis pela parte de operações.

A capacitação dos envolvidos nas ações é outro aspecto considerado pelo programa. Na próxima segunda-feira (16), as Polícias Civil e Militar iniciarão os cursos com 30 agentes da segurança que atuarão no Ronda.

As reuniões com os conselhos comunitários, um dos principais pilares do Ronda Cidadã, será realizada pelo Corpo de Bombeiros. Segundo o Comandante Geral, Sócrates Vieira, serão realizadas palestras sobre prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros e afogamentos. A Polícia Civil atuará nos casos de evasão escolar e o compartilhamento das informações das medidas protetivas para ajudar no combate à violência doméstica. Esse acesso às informações é importante porque as vítimas desse tipo de violência serão visitadas pela equipe do Ronda Cidadã.

O comandante da Polícia Militar, coronel Azevedo disse que o Ronda Cidadã "melhora a prestação do serviço policial e efetivamente reduz os índices de violência nas áreas onde ele atua. Utilizamos ações pró-ativas de assistência à população, em conjunto com a área social do Governo, e ações reativas, de atendimento às ocorrências. Visitamos escolas e instituições comunitárias criando uma proximidade e confiança entre a população e o policial".

"O Ronda Cidadã surgiu com sucesso em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi aplicado com muito sucesso também na Colômbia.

Fotos: Rayane Mainara

Fonte: O Câmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643