martins em pauta

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

MARTINS/RN: FAMILIARES PRESTAM HOMENAGEM AO SAUDOSO "MAZINHO" DA SORVETERIA.


Segunda, 21 de setembro de 2015
BIOGRAFIA ELISMÁ DE OLIVEIRA FERNANDES, mais conhecido como Mazinho da Sorveteria, natural de Martins-RN, nasceu no dia 15 de setembro de 1938 no Bairro Lagoa Nova, sendo filho do comerciante Eliseu Fernandes Filgueira e da dona de casa Maria Alvina de Oliveira. 

Mazinho, ainda muito jovem, no ano de 1946, com apenas oito anos de idade, mudou-se juntamente com seus pais e irmãos para morar na fazenda Jurema de propriedade do Dr. Raul Alencar, na zona rural de Umarizal-RN, onde ajudava seu pai na lida da fazenda, vindo mais tarde a assumir o cargo de gerente deixado por ele. Com seu tino empreendedor tornou-se um comerciante do ramo alimentício, abrindo uma mercearia, que fornecia mantimentos e utensílios para os moradores da região, posteriormente mudou-se por um breve período para cidade de Patu RN. 

Mazinho casou-se no ano de 1963 com Abigail Maria Fernandes, conhecida como Nenzinha, natural de Lucrécia RN, desta união tiveram 08 filhos, Edson, Gilmar, Egilson, Antônio Sobrinho, Francisco Gilberto, Nizia Margarete, Herbênio (Falecido) e Maria Izabel. No ano de 1970, já casado e pai de família, Mazinho, com a sua garra e vontade de crescer, voltou à sua cidade natal Martins-RN, onde criou todos os seus filhos. Acreditando no potencial desta cidade estabeleceu-se como comerciante no ramo de sorvetes, picolés, bebidas e gêneros alimentícios, permanecendo por muitos anos na "Sorveteria do Mazinho", como ficou conhecido o seu comércio, lá aconteciam festas e comemorações regadas a músicas, tira-gostos e bebidas, sendo um ambiente familiar e de respeito, onde toda a sua família (esposa e filhos) trabalhava reunida. 

Mazinho foi um incentivador do esporte local, amante do futebol, apoiava o time de futebol da cidade no transporte de atletas para jogos em cidades vizinhas em um veículo tipo picape de sua propriedade, e, por muitas vezes hospedava em sua residência, atletas vindos de outras cidades para reforçar a equipe de Martins. 

Na cultura martinense, Mazinho foi um inovador, abrindo as portas do seu comércio nos finais de semana para os jovens se divertirem, com programação de bailes típicos da época como: da dança da vassoura, da dança da cebola, da dança do chapéu e muitos outros eventos. Fazendo assim a alegria dos jovens, que na época eram carentes desse tipo de diversão na cidade. Anos depois, Já cansado da vida de comerciante, enveredou pela profissão de prestador de serviços, onde consertava eletrodomésticos, montando a sua oficina, contando sempre com a ajuda dos filhos, tendo permanecido nessa profissão até conseguir a sua aposentadoria por tempo de contribuição. 

Mazinho também tornou-se representante de uma empresa de viagens terrestres a "São Geraldo", que vendia passagens para vários destinos do país, o que possibilitou à vários martinenses a chance de buscar novas oportunidades em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, dentre outras. Sentindo a necessidade de acompanhar os filhos em seus estudos e trabalhos, mudou-se no ano de 1990 para a cidade de Natal-RN, onde residiu na Zona Norte da cidade, mas sempre voltava a cidade de Martins, inicialmente à trabalho e posteriormente a passeio, onde sempre foi muito bem recebido por familiares, clientes e amigos. 

Mazinho, era um apaixonado pela cidade de Martins, mesmo residindo na capital do estado há mais de duas décadas, sempre era visto nesta cidade visitando amigos e familiares. Como prova disso seu domicilio eleitoral permaneceu nesta cidade até o dia de sua morte. Elismá de Oliveira Fernandes, faleceu em 29 de março de 2012, tendo como causa da morte um infarto fulminante. deixando um exemplo de honradez, honestidade, amizade e simplicidade. O que vem se perpetuando em seus descendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643