martins em pauta

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Betinho e Souza defendem Polo Atuneiro para Areia Branca

Quinta,13 de novembro de 2014

Em Brasília


O município de Areia Branca, no litoral salineiro do Rio Grande do Norte, poderá se transformar em Polo Atuneiro. A proposta é do deputado federal Betinho Rosado (PP-RN) e do deputado estadual eleito Souza (PHS).


Otacílio (centro), ladeado por Souza, Betinho e Naldinho (Foto: divulgação)

A ideia foi apresentada em reunião com o secretário executivo do Ministério da Pesca, Otacílio de Lima Araújo, na tarde de ontem quarta-feira (12), em Brasília. O prefeito do município de Tibau, Naldinho (PSD), também participou da discussão.

De acordo com levantamento realizado junto aos produtores do setor, o município de Areia Branca produz anualmente 10 mil toneladas de Atum, por meio de 50 embarcações com capacidade de pescar entre 8 e 15 toneladas do peixe, a cada viagem. Com a criação do polo e o consequente apoio do Ministério da Pesca, essa produção poderá ser incrementada, elevando consideravelmente esses números.

Viabilidade

Ao secretário Otacílio Araújo, Betinho Rosado falou sobre as estruturas já existentes na cidade e o desejo de desenvolver a atividade pesqueira local, levando mais financiamento para os pescadores, treinamento e equipamentos para industrializar o Atum, agregando valor ao produto.

Por sua vez, o secretário ressaltou que o governo federal quer expandir a produção pesqueira em 2015 e garantiu a ida de um técnico do Ministério à Areia Branca, na primeira quinzena de dezembro, para fazer um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

“O levantamento será feito e até o final do ano apresentaremos um relatório de viabilidade. A partir daí, vamos definir que tipo de ações podem ser utilizadas pra estimular essa produção”, destacou Otacílio.

Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Betinho Rosado.



Fonte: Carlos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643