martins em pauta

sábado, 28 de dezembro de 2013

Novas regras devem aumentar transparência na divulgação de pesquisas eleitorais


O ano de 2014 nem começou, mas já vai ter novidades com relação às pesquisas de intenção de voto. De acordo com o calendário eleitoral, a partir do dia 1º de janeiro, todas as pesquisas estão obrigadas a ter registro em tribunais eleitorais. Para o cargo de presidente da República, os registros devem ser feitos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os demais cargos serão de responsabilidade dos tribunais regionais.
De acordo com o advogado eleitoral Dyogo Crosara, o objetivo é dar publicidade às informações prestadas e permitir a fiscalização pelos partidos e pelo Ministério Público Eleitoral. “As informações e os dados registrados no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais ficarão à disposição de qualquer interessado por 30 dias nos sites dos tribunais eleitorais”, explicou.
Com a obrigatoriedade, a transparência deve aumentar, pois ficam registradas as informações sobre quem solicitou a pesquisa, bem como o valor e a origem do dinheiro utilizado para pagamento do serviço. Vale lembrar que todas as pesquisas realizadas a partir do dia 10 de julho devem conter os nomes de todos os candidatos escolhidos nas convenções partidárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643