martins em pauta

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ministério da Agricultura investiga melancia potiguar

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAPA) estão em Mossoró investigando a nossa produção de melancia. O motivo é a acusação do Reino Unido de que a fruta produzida no Rio Grande do Norte teria causado um surto de salmonelose em Londres (Inglaterra), atingindo também Escócia, Irlanda e Alemanha. A notícia ganhou destaque no blog do jornalista Ricardo Boechat, da revista IstoÉ.

Segundo o presidente do Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte, Segundo Paula, os fiscais sanitários do MAPA chegaram a Mossoró nessa quarta-feira, 29, e estão visitando várias fazendas da região. Os locais selecionados não foram divulgados.

O objetivo do MAPA é verificar o modo de produção e a possível existência de possibilidade de contaminação do produto, embora o próprio Ministério já tenha negado a possibilidade do surto de salmonelose ter sido causado pela fruta potiguar. "Testes já foram feitos e comprovaram que a nossa melancia não estava contaminada", destacou Segundo Paula.
A hipótese levantada pelo MAPA e pelo Coex é que a contaminação pode ter ocorrido durante o processamento da melancia, no corte ou na embalagem.
Segundo Paula disse que não recebeu nenhuma informação oficial dos órgãos britânicos de vigilância sanitária, não sabendo, portanto, informar de onde teria saído a fruta acusada de ser responsável por 55 casos de salmonelose na Europa. "Esse assunto vem rolando desde o final do ano passado. Mas estamos tranquilos, pois não existe nada que possa afirmar que a nossa fruta é culpada", assegurou.
O diretor do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), Rui Sales, enfatizou que tudo não passa de especulação do Reino Unido. Sales disse ser impossível a contaminação da fruta durante o processo de exportação. "A melancia é exportada inteira. Ela não tem como ficar 15 dias dentro de um contêiner já cortada", explicou.
SALMONELOSE
É uma doença infecciosa provocada por um grupo de bactérias do gênero Salmonella. Causa diarréia intensa e outros sintomas abdominais. A Salmonella é transmitida ao homem através da ingestão de alimentos contaminados com fezes animais.

Fonte: Jornal de Fato
via ODB em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643