martins em pauta

domingo, 12 de fevereiro de 2012

URNA ELETRÔNICA BRASILEIA SERÁ AVALIADA EM TESTE PÚBLICO DE SEGURANÇA.

Tribunal Superior Eleitoral organiza evento, que ocorrerá em março.
Inscrições de participantes podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro.


Estão abertas as inscrições para a realização de um teste público de segurança da urna eletrônica brasileira. O evento, organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será realizado nos dias 20 a 22 de março na sede do TSE em Brasília (DF). As inscrições, individuais ou em grupo, poderão ser feitas até o dia 17 de fevereiro. De acordo com o TSE, o objetivo é “dar mais transparência ao sistema eletrônico de votação e demonstrar a confiabilidade e segurança da urna”.
Há diversas regras para a participação no teste. Os candidatos deverão apresentar um plano descrevendo todas as ações do teste até o dia 13 de março. Não é permitido danificar a urna ou entrar no ambiente de teste com mídia ou dispositivo de armazenamento regravável, incluindo qualquer aparelho com acesso à internet.
Equipamentos eletrônicos usados nos testes e que foram autorizados pelo TSE poderão ficar retidos pelo TSE por até 60 dias após a realização do evento. O TSE irá disponibilizar computadores com internet aos investigadores, que poderão configurar os sistemas com os softwares que desejarem.
Durante uma fase dos testes, os investigadores terão acesso ao código-fonte do sistema das urnas. O edital, o formulário de inscrição e outras informações já estão on-line, no site do TSE. (acesse o site do TSE).
Caso mais de 25 investigadores ou grupos se inscrevam para participar, será realizado um sorteio público para definir os participantes até o dia 28 de fevereiro.
O TSE realizou um teste semelhante, em 2009. Na ocasião, o investigador Sérgio Freitas conseguiu capturar ondas eletromagnéticas e, a partir delas, violar a confidencialidade do voto. O especialista ganhou um prêmio de R$ 5 mil pela colaboração.

Fonte: Altieres Rohr/G1
via RN Politica em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643