martins em pauta

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Todas as praias do RN estão próprias para banho

O Boletim nº 05/2012 divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Água Azul, o programa de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizado pelos professores, técnicos e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), relata que todas os trechos analisados apresentam condições adequadas para o banho no litoral do Estado.

Apenas a localidade do Balneário do Rio Pium apresentou altos índices de coliformes fecais. Para ser considerado próprio para banho o local deve apresentar 80% dos resultados positivos - ou seja, o resultado de quatro das cinco análises amostradas pode apontar a presença de até 800 bactérias a cada 100 mililitros de água.

As amostras foram coletadas nesta quinta-feira (2) em 48 praias de todo o litoral norte-rio-grandense, se estendendo de Tibau, na divisa com o Ceará, à praia de Bacopari, em Baía Formosa, que divide o Rio Grande do Norte com a Paraíba.

Com o estudo, o Idema se responsabiliza pela sinalização aos banhistas. As praias são identificadas com placas “própria” (verde) ou “imprópria” (vermelho) para banho. A classificação desta semana pode ser considerada válida até a emissão do próximo boletim, prevista para o dia 10 de fevereiro.

Além do Idema e do IFRN, estão envolvidos no Programa Água Azul a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Fonte: Carnaúba noticias
via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643