martins em pauta

sábado, 3 de setembro de 2011

Ricardo Gomes teve uma boa evolução nas últimas 24h




Boletim médico, 03/09/2011, 11h

O paciente Ricardo Gomes, 46 anos, internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Pasteur, apresentou uma boa evolução nas últimas 24h. Uma nova tomografia computadorizada cerebral, realizada neste sábado (03/09), evidenciou uma melhora em comparação ao último exame.

O paciente permanece com o quadro clínico e neurológico estável, mantendo-se sedado, entubado (tubo traqueal) e em ventilação mecânica. Hoje foi iniciada a redução progressiva da sedação.

As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificas. Não há previsão de alta do CTI e as visitas ao paciente estão restritas aos familiares (filhos e esposa).

Memória

Equipe médica que acompanha o paciente: o clínico-intensivista, Fabio Guimarães Miranda, o diretor geral do Hospital Pasteur, Ricardo Periard e o neurocirurgião, José Antônio Guasti.

28/08 - À noite, Ricardo Gomes foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem de hematoma cerebral e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Guimarães Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana está mantida sob controle.

29/08 – Um eletroencefalograma (exame para verificar as condições neurológicas) apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O pós-cirúrgico evoluiu bem, sem apresentar intercorrências.

30/08 – Uma angiotomografia computadorizada (exame que mapeia os vasos sanguíneos cerebrais) evidenciou a ausência de um aneurisma. Com isso, os médicos descartaram a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.

31/08 - A sedação que induzia ao coma do paciente foi retirada pela equipe médica. Ele apresentou reações positivas, como abrir os olhos e movimentar os membros superiores e inferiores. O paciente iniciou o tratamento de fisioterapia motora e respiratória. Ele também entrou em processo de retirada da respiração artificial (a ventilação 100% mecânica foi substituída por um aparelho que apenas auxilia a respiração do paciente).

01/09 – O paciente apresenta uma melhora progressiva, sem sinais de complicações. Ele está recuperando gradativamente o nível de consciência, se conectando com o meio ambiente e atendendo aos comandos verbais. Uma nova tomografia computadorizada evidenciou uma boa absorção dos resíduos dos líquidos no tecido cerebral, decorrentes da hemorragia que ele sofreu. Numa escala de 1 a 5, ele está com grau 2 nos movimentos do lado direito. Já o lado esquerdo está com força normal.

02/09 - O paciente apresentou um quadro de muita agitação e necessitou ser levemente sedado. Uma tomografia computadorizada realizada neste período confirmou um bom aspecto, sem evidências de complicações. Dessa forma, o cateter cerebral foi removido (aparelho que media a pressão intracraniana).

Assessoria de imprensa do Hospital Pasteur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643