martins em pauta

segunda-feira, 21 de março de 2016

CRIME DE HOMICÍDIO EM MOSSORÓ-RN,UMA PESSOA MORRE E TRÊS FICAM FERIDAS EM BRIGA DE TORCIDAS NO BAIRRO BOA VISTA


Segunda, 21 de março de 2016


O Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (CIOSP),registrou uma ocorrência na noite deste domingo 20 de março de 2016 onde uma pessoa morreu e três saíram baleadas na Praça Raimundo Rubira no Bairro Boa Vista na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.A ação criminosa aconteceu na Rua Paulo de Albuquerque, no bairro Boa Vista. Segundo informações da polícia, vários jovens estavam na Lanchonete de Marrom, quando alguns indivíduos chegaram num carro tipo CELTA e começaram a atirar.Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192),foram acionadas para socorrer as vítimas para o já caótico Hospital Tarcísio Maia.Julio César Bessa Magalhães de 24 anos residente no bairro Doze Anos morreu quando era socorrido por populares.Um homem, identificado como Matheus Magno de Oliveira Bezerra, de 29 anos, uma menor de 16 anos e um adolescente de 17 anos, também saíram feridos e foram socorridos pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia,possivelmente todos vítimas de balas perdidas.A Polícia Militar ainda não sabe se o alvo dos atiradores,seria Júlio Cesar, o jovem que morreu a caminho do Hospital.Essa é a 62ª Morte violenta em Mossoró em 2016.










Fonte: Passando na Hora

Obama desembarca em Havana e se diz ansioso para conhecer cubanos

Segunda, 21 de março de 2016.


O presidente norte-americano, Barack Obama, desembarcou no fim da tarde de hoje (20) em Havana. Com a chegada à ilha, ele torna-se o primeiro líder dos Estados Unidos a visitar Cuba nos últimos 88 anos. O Air Force One, avião presidencial norte-americano, aterrissou cerca de 16h15, horário local (17h15, em Brasília) no aeroporto Jose Martí, nome do pai da independência da antiga colônia espanhola. Ao pousar, ele mostrou-se ansioso para conhecer o povo cubano.

Numa curta mensagem em seu perfil no Twitter, divulgada pouco depois de aterrissar, Obama escreveu em espanhol, usando uma expressão popular para perguntar como estão os cubanos (“Que bolá Cuba?”), e disse estar “ansioso para conhecer e ouvir diretamente o povo cubano”. Barack Obama tornou-se hoje o primeiro presidente norte-americano, depois de Calvin Coolidge em 1928, a visitar Cuba, procurando acabar com décadas de animosidade relacionada à Guerra Fria (LINK).

Dormir pouco aumenta riscos de doença cardíaca

Segunda,21 de março de 2016

Postado por: Débora Ayane 

A função do sono é recuperar o organismo para que ele esteja apto a funcionar bem no outro dia e várias funções como consolidação da memória e adequação hormonal ocorrem durante as noites de descanso. Apesar de ser um hábito saudável, os médicos apontam que a vida moderna tem feito com que as pessoas durmam cada vez menos. O trabalho, o estresse e os muitos afazeres tem contribuído para fazer com que as horas de sono durem muito menos do que o recomendado. Mais do que um hábito ruim que provoca sonolência na manhã seguinte, dormir pouco traz diversos prejuízos ao corpo. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos, a saúde cardiovascular é especialmente afetada pelas poucas horas de sono, e o risco de enfarte pode aumentar de 10% a 24% para quem se priva de apenas uma hora de descanso, segundo o professor Martin Young. "Dormir pouco tem consequências imediatas e em longo prazo. Na manhã seguinte, pode haver redução de reflexos, da atenção e da concentração; irritabilidade e uma maior descarga de adrenalina, que traz risco de aumento da pressão e da frequência cardíaca", diz a neurologista Andrea Bacelar, da Associação Brasileira do Sono. Segundo os especialistas, a privação do sono prejudica o metabolismo do açúcar, elevando o perigo de diabetes e, consequentemente, favorece a obesidade, o que torna o risco de doenças cardíacas maior.

Oposição planeja foro privilegiado para ex-presidentes e redução de poder do MP

Segunda, 21 de Março de 2016

Foto: Alex Ferreira / Agência Câmara

Deputados federais preparam uma emenda constitucional que visa garantir foro privilegiado a ex-presidentes da República, determinando a competência de julgá-los ao Supremo Tribunal Federal. Segundo informações da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a princípio o texto não contemplaria o ex-presidente Lula, mas já beneficiaria a presidente Dilma Rousseff e os próximos eleitos, já que medida entraria em vigor a partir da promulgação da PEC. Contrariando as expectativas, o projeto é elaborado com apoio da ala oposicionista do PMDB. Os adversários da presidente avaliam que a PEC seria vista como obra do governo e ajudaria a criar a imagem de que Dilma também foge de Sergio Moro, causando desgaste semelhante ao de Lula quando aceitou o ministério da Casa Civil. Outro efeito seria o benefício direto ao vice-presidente Michel Temer, que deve assumir o posto caso ocorra o impeachment da petista. Outro projeto, arquitetado pelos congressistas atingidos pela Lava Jato, pretende reduzir oque eles consideram como poder excessivo do Ministério Público. A proposição afetaria até a lei da delação premiada. De acordo com Painel, os projetos são preparados de forma silenciosa, já que mesmo os mais ansiosos pela mudança reconhecem que a votação das propostas provocaria forte polêmica.

Delcídio promete novas revelações sobre Pasadena

Segunda, 21 de Março de 2016 


por Andreza Matais e Fábio Fabrini | Estadão Conteúdo
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

O senador Delcídio Amaral (MS), recém desligado do PT, vai apresentar a investigadores da Operação Lava Jato novas informações sobre a compra da Refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), pela Petrobrás, que envolvem a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os fatos serão incluídos na delação premiada que o ex-líder do governo fechou com o Ministério Público Federal, homologada no início da semana pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). Delcídio tem afirmado que passou ao largo de alguns temas em sua delação, uma vez que foram muitos os assuntos tratados nos 29 anexos da colaboração. Ele está trabalhando agora para aprofundar alguns tópicos no período que lhe foi concedido. A compra de Pasadena é um dos pontos escolhidos. O negócio mereceu apenas uma página no anexo 17, intitulado "Dilma Rousseff e a refinaria de Pasadena", mas o ex-líder do governo disse a interlocutores que tem mais informações sobre o que levou a presidente Dilma a aprovar a compra dos ativos quando era ministra da Casa Civil do governo Lula e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Defesa de Lula pede que Zavascki reafirme competência

Segunda, 21 de Março de 2016 

por Estadão Conteúdo
Foto: Divulgação / STF

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Teixeira e Cristiano Zanin Martins, afirmam ter pedido no sábado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki que "reafirme sua competência para analisar os procedimentos remetidos ao STF no último dia 16, após o juiz Sérgio Moro declinar de fazê-lo". Em nota à imprensa, divulgada neste domingo (20), os advogados explicam que na petição afirmam que não cabia ao ministro Gilmar Mendes, ao analisar as ações do PSDB e do PPS, definir o órgão competente para dar continuidade às investigações "que procuram envolver o ex-presidente" (clique aqui e entenda). Os advogados lembram que na última sexta-feira já havia sido pedido a Teori Zavascki providências "para preservar o sigilo das gravações decorrentes de interceptações telefônicas, como estabelece a lei." Ainda conforme a nota, há "gravações realizadas sem autorização judicial e outras que envolveram, de forma reprovável, os próprios advogados de Lula".

Papa compara indeferença com refugiados a tratamento dado a Jesus Cristo

Segunda, 21 de Março de 2016

por Estadão Conteúdo
Foto: ONU

O papa Francisco comparou o tratamento dado aos refugiados na Europa à maneira como Jesus Cristo foi tratado antes de sua crucificação. Para ele, os líderes europeus encaram o problema com "indiferença", assim como, no caso de Jesus, as autoridades não quiserem se pronunciar sobre seu destino. A comparação foi feita durante a homilia deste domingo de Ramos (20), no Vaticano. Francisco lembrou que alguns países europeus se recusam a assumir a responsabilidade por alguns dos mais de 1 milhão de refugiados que chegaram à costa da União Europeia no ano passado depois de viagens arriscadas e organizadas por contrabandistas. "Jesus também sentiu essa indiferença na sua própria pele, porque ninguém queria assumir a responsabilidade por seu destino. E eu estou pensando em tantas pessoas, tanto os marginalizados quanto os refugiados, por quem muitos não querem assumir a responsabilidade por seus destinos", disse. Em um esforço para combater o contrabando, a União Europeia e as autoridades turcas fizeram um acordo para enviar de volta à Turquia imigrantes que entrarem pelas ilhas gregas, a partir de hoje. Após a missa, Francisco alegrou os que lhe assistiam ao percorrer a praça do Vaticano em seu papamóvel branco, deixando algumas crianças subirem a bordo. Fonte: Associated Press.

IML identifica e libera corpos de acidente aéreo em SP; avião não tinha caixa preta

Segunda, 21 de Março de 2016 

por Rafael Italiani | Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução/ Globo

Os corpos das sete vítimas que estavam no avião experimental do ex-presidente da Vale Roger Agnelli foram identificados pela Polícia Técnico-Científica. De acordo com informações da aeronáutica, a aeronave não possuía caixa preta, que não é obrigatória em aviões de pequeno porte. O avião de fibra de carbono bateu contra uma moradia na Casa Verde, neste sábado (19), logo após decolar do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-SP), além dos restos mortais de Agnelli, também foram reconhecidos os despojos da mulher dele, Andrea de Azevedo Marques Trench Agnelli, do casal de filhos Anna Carolina Trench Agnelli Bittencourt e João Trench Agnelli, além de Parris Ventura Bittencourt, Carolina Ambroso Mascarenhas Marques e do piloto Paulo Roberto Bau. De acordo com a SSP-SP, o trabalho foi realizado pelo Núcleo de Antropologia do Instituto Médico-Legal (IML). A identificação de três das vítimas foi feita por meio de digitais e as outras quatro, de forma antropológica. A secretaria disse que apenas o corpo de Bau ainda está no IML Central, aguardando a retirada da família. No início da tarde deste domingo, 20, peritos do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deixaram o sobrado onde o monomotor caiu. Agora, os investigadores pedirá os áudios entre o piloto e a torre de controle do Campo de Marte para verificar se houve troca de informações sobre dificuldades na decolagem.

Brasil: Jornal britânico sugere renúncia ou novas eleições para evitar retorno da ditadura

Segunda, 21 de Março de 2016 

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

O jornal britânico The Observer, versão dominical do The Guardian, afirmou em editorial neste domingo (20) que a renúncia da presidente Dilma Rousseff é necessária, caso "ela não consiga restabelecer a calma" no país. "Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal em editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil". No texto, é citada também a possibilidade de convocação de novas eleições. "A democracia brasileira, restaurada em 1985 depois de 20 anos de ditadura militar, não chega a ser uma planta tão robusta que não possa ser desenraizada novamente por uma combinação de fracasso político e emergência econômica. O dever de Dilma é simples: se ela não pode restabelecer a calma, tem de convocar novas eleições - ou sair". No entanto, como explicou o cientista político Rafael Cortez, em entrevista à BBC, Dilma não tem o poder de convocar novas eleições em um sistema presidencialista como o brasileiro. "O mecanismo institucional para a convocação de novas eleições aqui seria ou uma renúncia coletiva da presidente e do vice (Michel Temer) ou a cassação da chapa (Dilma-Temer) por uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em função de irregularidades na campanha. Talvez tenha havido alguma confusão com o sistema parlamentarista", afirmou. O jornal ainda ressaltou a série de problemas enfrentada pelo Brasil meses antes da Olimpíada 2016. "Por coincidência ou não, uma série de problemas sérios do país estão se agravando aos olhos do público", completa ao citar a recessão econômica, a crise política, o surto de zika, e o "alto índice de criminalidade em cidades como o Rio". Essas questões, para a publicação, podem "tirar um pouco do brilho" do evento esportivo.

Após ser flagrado embaixo do lençol com menina de 10 anos, suspeito de estupro é preso

Segunda, 21 de Março de 2016 

Caso aconteceu em Caruaru | Foto: Jackson Carvalho / Skycrapercity

Um homem de 37 anos foi preso em flagrante na noite deste sábado (19) suspeito de estuprar uma menina de 10 anos no município de Caruaru, em Pernambuco. De acordo com o G1, a Polícia Militar informou que a mãe da garota é ex-companheira do suspeito e informou que o flagrou com a criança embaixo de um lençol. O homem foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil de Caruaru e, em seguida, encaminhado para a Penitenciária Juiz Plácido de Souza. A menina foi levada ao Instituto Médico Legal (IML) do município para realização de exames

domingo, 20 de março de 2016

Popular é morto na madrugada de hoje em Baraúna

Domingo, 20 de março de 2016


Depois de um longo período de trégua na violência homicida, a cidade de Baraúna, na região Oeste do Rio Grande do Norte, volta a registrar mais uma morte violenta. Foi o terceiro crime em 2016 e aconteceu na madrugada de hoje, 20 de março na Rua Adauto Bezerra Filho, no bairro Cinderela. 


Josenildo Gomes da Silva, de 41 anos de idade, natural de Brejo dos Santos no estado da Paraíba, foi alvejado com cerca de três disparos de arma de fogo e morreu no local. 

Ele trafegava de bicicleta em direção a sua residência, quando foi surpreendido e morto no meio da rua. Segundo informações, Josenildo era usuário e sua morte pode estar relacionada ao tráfico de droga na região. 

Depois dos procedimentos de perícia no local o corpo de Josenildo Gomes da Silva, foi removido e será necropsiado na sede do Itep em Mossoró.


Fonte: O Câmera

Prosa do Domingo: A viuvez do Anarquismo.

Domingo, 20 de março de 2016 

Por François Silvestre 

A viuvez do Anarquismo.


(Texto publicado incompleto no Novo Jornal. Tendo sido capado exatamente o desfecho final, que completa o título).


Numa aula de Teoria Geral do Estado, na antiga Faculdade de Direito da Praça Augusto Severo, o professor Múcio Ribeiro Dantas, constitucionalista reconhecido, fez uma provocação.

Múcio falava com desenvoltura sobre qualquer matéria do Direito. Andava o tempo todo, ora gesticulando, ora com as mãos nos bolsos. Citava dezenas de autores, com naturalidade.

Nessa aula, lembro bem, ele provocou os marxistas da turma. Éramos tão poucos. Pelo menos, os declarados. Leonardo Cavalcanti, Dionary Sarmento e eu.

Dionary era filha de seu Moraes, comunista histórico, dono do Hotel Avenida, próximo à Faculdade. Ali baixava quase todas as tardes, para uma cerveja gelada, o doutor Vulpiano Cavalcanti. E eu, intrometido, fui lá me enfronhando. Liso, da Casa do Estudante, aproveitava a generosidade de Vulpiano.

Dois gostos: o comunismo e a cerveja. Nessa ordem, naquele tempo. Hoje, a ordem se inverteria.

Pois bem. Disse Múcio Ribeiro: “Os marxistas da América do Sul são frustrados, pois o marxismo nunca conseguiu estabelecer-se por aqui”.

Perguntei baixinho a Leonardo: “Você responde ou eu”? Ele disse: “Pode responder”.

Aí pedi a palavra: “Professor, posso fazer uma observação”? Não disse “colocação”, que era a palavra usual da esquerda, nas assembleias.

O Professor era um democrata. Gostava do debate e estimulou minha réplica. Não só permitiu a contradita, como deu sinais de que responderia com facilidade. Ele imaginou que eu iria negar a veracidade da sua observação.

“É verdade, professor. Os marxistas têm a mesma frustração dos constitucionalistas do Brasil, no tempo de hoje”.

Leonardo me olhou rindo, como fazia, com os olhos apertados. E o mestre Múcio, com as mãos nos bolsos, perguntou meio vencido: “Por quê”?

E a resposta com pergunta: “Como ensinar Direito Constitucional ou Teoria do Estado onde não há Constituição”? Foi um reboliço. A turma formada por grandes figuras humanas, de cuja memória me agrada ter convivido, era bem reacionária. E pra eles a Constituição existia e era sagrada. O monstrengo de Castelo Branco, que desaguou no AI-5. E serviu de amparo ao torturador Médici.

Foi um constrangimento para o professor Múcio, porque ele tinha consciência dessa verdade. O mesmo constrangimento que tinham Edgar Barbosa, Otto Guerra, Américo de Oliveira Costa, Cortez Pereira, Ivan Maciel. Para citar apenas os jusfilósofos.

Vivemos um quadro constitucional assemelhado. Não de violência política, mas de bagunça institucional. O Brasil, sem governo, é um Estado ganancioso para arrecadar, burocrático para administrar e inexistente na prestação de serviços. Sem segurança, saúde e educação. Sem falar nos últimos acontecimentos da Quarta-Feira. Constituinte Originária já.

Viúvo, o Anarquismo espera um governo para combatê-lo. Té mais.

Mais uma morte violenta no município de Areia Branca/RN, o segundo neste deste Sábado.

Domingo, 20 de março de 2016


Foi a segunda morte no dia e aconteceu no início da noite de hoje, 19 de março, num bar na comunidade de Casqueira, as margens da Br 110 e próximo ao trevo de acesso a Praia de Ponta do Mel, no município de Areia Branca, região Salineira do Rio Grande do Norte. 

Segundo informações, Valter Barbosa Calixto, estava jogando baralho com amigos e quando saiu para atender dois indivíduos que chegaram de motocicleta procurando por ele, foi surpreendido e morto com vários disparos de arma de fogo. 

Segundo informações de populares, Valter recentemente se envolveu em algumas confusões e teria agredido umas pessoas. A polícia não descarta a possibilidade de vingança.

Depois dos procedimentos no local realizados pela equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep, o corpo foi removido e será necropsiado na sede da Unidade Regional do órgão em Mossoró. 

Imagem: Whatsapp

61º Homicídio em Mossoró 2016: Pedreiro é morto a tiros na Vila Maisa


Domingo, 20 de Março de 2016


O pedreiro Erenilson Jales Barbosa de 52 anos de idade, natural da cidade de Santana do Matos e residente na Rua 04, casa 12 da vila dos sem terras na Maísa, zona rural de Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte, foi morto na madrugada de hoje, 20 de março, no meio da rua e a poucos metros de sua casa. 

No local ninguém sabe como aconteceu o crime, pois já era madrugada e quase não tinha ninguém fora de casa. Segundo informações da polícia, o pedreiro foi visto no final da noite em um bar, marcando um bingo e quando retornava para casa, sozinho, foi surpreendido e morto com cerca de 05 disparos de arma de fogo. 

A família informou que Erenilson, morava na Maísa há mais de 30 anos e há cerca de 10, cometeu um crime de homicídio em Mossoró. Ele foi preso e condenado, mas passou pouco mais de um ano prisão e voltou a morar na comunidade, onde trabalhava como pedreiro. 

Depois dos procedimentos no local o corpo de Erenilson Jales Barbosa foi removido para ser necropsiado no Itep em Mossoró.



* Com informações O Câmera

Fonte: Fim da Linha

Jovem portando meio quilo de maconha é preso após tentar fugir de barreira da Polícia Rodoviária Estadual

Domingo, 20 de Março de 2016



Um jovem identificado como Rudson França Miranda de 20 anos residente na Rua João Damásio no bairro Belo Horizonte em Mossoró foi preso com 520 gramas de maconha após tentar fugir de uma barreira do Esquadrão Águia da Polícia Rodoviária Estadual. 

Segundo os policiais a barreira estava montada no cruzamento da Avenida Rio Branco com a Coelho Neto no bairro Boa Vista e quando o jovem que conduzia uma moto Honda vermelha, de placa,MYP 2723 se aproximou que percebeu a presença dos policiais tentou retornar para escapar da Blitz. 

Houve perseguição e durante a fuga, já nas proximidades da Drogaria Renato, na rua Francisco Solon, o suspeito acabou colidindo sua moto em outra motocicleta. Com a colisão o jovem acabou quebrando a perna e na revista os policiais encontraram o tablete de maconha. 

O mesmo foi conduzido ao Hospital Tarcisio Regional Maia para atendimento médico e quando for liberado, será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para procedimentos na forma da lei. A droga foi apresentada na DP de Plantão.



Fonte: Fim da Linha

Simon revela "medo" com crise e diz que nomeação de Lula é "humilhação"

Domingo, 20 de março de 2016


O ex-senador pelo PMDB gaúcho Pedro Simon fez duras críticas, nesta quarta-feira (15), em Porto Alegre, à nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil no governo de Dilma Rousseff. Para Simon, o anúncio representa uma "humilhação".

"É um absurdo. Um brasileiro que está em vias de ser preso por corrupção não pode ser nomeado ministro. Ainda mais depois das manifestações de domingo (13). É um deboche à democracia", criticou.

Simon também atacou o posto que Lula vai assumir dizendo que o governo adotou um modelo parlamentarista "de fato". O ex-senador lembrou que Lula condicionou sua ida para a Casa Civil a uma série de mudanças no ministério, numa indicação de que é ele quem vai governar.

"Tenho pena da presidente [Dilma]. A coitadinha está amarrada, não sabe o que fazer. Ela de fato não renunciou como disse que não faria. Mas definitivamente capitulou", comparou Simon. "Isso [a nomeação] vai pesar na biografia dela", completou.

O ex-senador também se mostrou cético com a capacidade de Lula de salvar o governo porque, segundo ele, falta credibilidade ao ex-presidente. Simon disse que, além da fragilidade do governo no campo econômico, será agregado o desgaste de Lula no campo político.

"Em termos gerais, acredito que Lula poderia, sim, dar ânimo ao governo pela sua capacidade política e de articulação. Mas na atual conjuntura, com toda a nação contra ele, não pode mais", afirmou.

Além disso, ponderou que a delação premiada do senador Delcídio do Amaral tem poder de agravar ainda mais a situação. "A delação por si só não prova nada. Mas os fatos estão se ligando. O cerco [contra os partidos] está se fechando de uma forma tão dramática que eu sinceramente tenho medo", confessou.

Segundo Simon, a solução para a crise institucional e política vivida pelo país passa pela pactuação de um governo de unidade nacional –a exemplo do que ocorreu na Espanha pós-Franco (1977) com o Pacto de Moncloa¹. Mas Simon disse não acreditar que qualquer partido político brasileiro atual, incluindo PT, PMDB e PSDB, tenha condições morais de liderar esse esforço de coalização.

"A Igreja Católica, que vivia um momento muito negativo no final do papado de Bento 16, encontrou a solução no papa Francisco. Infelizmente, não temos uma liderança como ele para nos salvar", opinou.

Para o ex-senador, o pacto poderia ser liderado por instituições sociais de grande credibilidade no país, como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e CNBB (Conferência Nacional os Bispos do Brasil).

¹ O Pacto de Moncloa foi firmado em 25 de outubro 1977, na Espanha, depois de 35 anos de ditadura do General Francisco Franco, que morreu em 1975. O Pacto de Moncloa foi assinado por representantes de todos os partidos com participação no Congresso, sindicatos e outros setores que selaram o acordo, para combater a alarmante crise econômica que a Espanha enfrentava e também garantir o processo que instituiu as bases legais do moderno Estado democrático espanhol. Em menos de um ano, houve uma expressiva queda da inflação espanhola.


Fonte: J.Belmont

TERIA DILMA OPTADO POR UM TROGLODITA NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

Domingo, 20 de março de 2016 

A SOCIEDADE CIVIL PRECISA FICAR ALERTA 

POR GIVANILDO SILVA 
Givanildo Silva opina

Teria a “fleumática” Dilma optado por colocar um troglodita no Ministério da Justiça?

Pelo menos, declarações que encontram-se na imprensa a ele atribuídas tipificam um sujeito truculento, capaz de fazer serviço sujo, se for preciso.

Seria um nome de Lula escolhido a quatro dedos com a missão de implodir a “república de Curitiba”?

A sociedade civil precisa ficar alerta, porque a Lava-Jato tornou-se imprescindível.

Principalmente agora, que segue rumo a Belo Monte, um petrolão ao quadrado, sujeirada dos bandos de sempre, imundície das mesmas quadrilhas.

As campanhas eleitorais de 2010 e de 2014 devidamente abastecidas, partidos e políticos de burras cheias, espreiteiros com as contas secretas entupidas e o povo, como é de praxe nesse país mentalmente atrasado e inveteradamente festivo, comemorando uma tremenda fraude, um monumental ilícito.


Fonte: Carlos Skarlack


Queda de avião mata ex-presidente da Vale e toda a família

Domingo, 20 de março de 2016

Do Globo

Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, morre em acidente de avião em SP
Empresário estava no avião junto com a mulher, dois filhos, o genro e a nora. Todos morreram, inclusive o piloto

POR FLÁVIO FREIRE E MARIANA SANCHES

SÃO PAULO – O empresário Roger Agnelli, de 56 anos, morreu num acidente aéreo na tarde deste sábado. Além de Roger e do piloto, também estavam na aeronave a mulher do empresário, Andréia, dois filhos — João e Ana Carolina —, além do genro e da nora do executivo. O monomotor caiu sobre uma casa na Zona Norte da capital paulista, próximo ao Aeroporto do Campo de Marte.
Segundo a Infraero, o avião caiu logo depois de decolar de uma das pistas do Campo por volta das 15h. A Agência Nacional de Aviação Civil Anac) já havia informado que a aeronave estava em nome do ex-presidente da Vale.
A informação que circula entre amigos é de que Agnelli estaria viajando para um casamento no Rio. Ele morava em São Paulo desde que deixou a Vale e fundou a AGN Participações, uma empresa de mineração e logística. O executivo faria 57 anos em 3 de maio.
O avião atingiu uma casa e parte de um outro imóvel vizinho. Os cinco ocupantes das duas casas foram resgatados com vida e sem ferimentos graves. Entre eles, uma criança. Segundo o major Hengel Ricardo Pereira, o avião bateu na garagem e na sala do sobrado de três andares. Da aeronave sobraram apenas pedaços da fuselagem retorcida, em meio a qual foram localizados os corpos.
O empresário do ramo de construção, Toni Sargologos, disse ter visto o momento em que a aeronave caiu.
— Saí de casa desesperado, mas não tive como ajudar porque a querosene ia descendo pela rua, deixando um rastro de fogo — afirmou.
Um outro morador também presenciou o acidente.
Achei que um carro tinha batido na rua, mas, quando olhei, tinha uma nuvem de fumaça em cima de mim — afirmou Rafael portela, 15 anos, vizinho ao local do acidente.
Os corpos que estavam no avião já foram retirados dos escombros. Pelo menos onze viaturas foram destacadas para a Rua Frei Machado, na Casa Verde, para atender a ocorrência. Ainda não há informações sobre o que provocou a queda.


Fonte: Thaisa Galvão

Perigo: Ministro da (in)Justiça diz que vai julgar sem ter provas

Domingo, 20 de março de 2016




O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, declarou que não vai mais tolerar vazamento na lava jato.

Coitado…

Disse que vai substituir toda a equipe da Polícia Federal, a cada vazamento.

E se o vazamento não for feito pela PF?

Cada operação envolve mais do que policiais federais.

O novo ministro da Justiça seria um perigo se tivesse que julgar alguém num país com pena de morte.

Vai já cair…


Fonte: Thaisa Galvão


Lula “jararaca” articulou o Impeachment de Collor. Agora é golpe

Domingo, 20 de março de 2016


UFRN prevê novos cursos e mais vagas para Medicina no Seridó

Domingo, 20 de março de 2016

Oito novos cursos de graduação e mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos. Essas são algumas ações a serem executadas pela gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até 2019, para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010/2019) no que diz respeito à consolidação da interiorização do ensino público superior no estado, e ao Plano Nacional de Educação (PNE) no quesito expansão. O PNE estabelece que 33% dos jovens devem ter acesso à educação superior nos próximos 10 anos.

Para tanto, o Campus Currais Novos passará por uma reestruturação, de maneira a ampliar os espaços físicos de salas de aula, novos laboratórios e bibliotecas. Os campi da UFRN em Caicó e Santa Cruz devem ganhar restaurantes universitários.

Desde a primeira gestão da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, os campi da UFRN no interior passaram a ofertar ensino de pós-graduação, como o mestrado profissional em Geografia, em Letras Português, e em Saúde Coletiva. “Implementar a pós-graduação significa consolidar campus. Foi uma das ações mais impactantes do processo de expansão da universidade Federal no interior”, analisou a reitora em reunião com a área de planejamento.


Fonte: Robson Pires

Neste domingo (20), Nordeste do país tem tempo com pancadas de chuva

Domingo, 20 de março de 2016

Neste domingo, a região Nordeste tem tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e na Bahia. A temperatura mínima da região vai ser de 18 graus e a máxima de 37.

Em Aracaju, Maceió, Natal, Salvador e Teresina, a temperatura mínima vai ser de 24 graus. Em Recife e João Pessoa, a temperatura máxima vai ser de 33 graus. Em São Luís, máxima de 32 e em Fortaleza, a temperatura mínima vai ser de 25 graus. As informações são do instituto Nacional de Meteorologia.

MST convoca: “Vamos à luta”

Domingo, 20 de março de 2016


Ilimar Franco, n’O Globo, destaca que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) está enviando circular para todos os seus militantes e núcleos no Brasil convocando-os para irem à luta. No documento os Sem Terra dizem que os setores da burguesia que dominam a economia querem a volta ao neoliberalismo”. Afirmam ainda, que essas forças políticas não podem dizer explicitamente ao povo que querem privatizar a Petrobras, diminuir os recursos públicos para solução dos problemas do povo.

– Nosso futuro é a luta. E só vence quem lutar. Por isso, não é momento de ficar parado, apesar da perplexidade com a conjuntura mudando a cada momento.

O MST, no entanto, dá um recado apra o governo:

– Defenderemos a democracia e o mandato da Presidenta. Mas queremos mudanças na política econômica.

O movimento quer recolocar o debate da reforma agrária na pauta e que sejam retomadas as políticas publicas para agricultura familiar e os assentamentos. E convoca as bases, os assentamentos e acampamentos para preparar mobilizações no mês de abril para lembrar o massacre de 21 companheiros assassinados, ate hoje impunes, depois de 20 anos.

O documento também se refere ao clima de confronto no país:

– Com o aumento do tensionamento, fiquemos alerta, não caiamos em provocações da direita. Vamos reunir o povo se reunindo com o povo, provocando o debate sobre as saídas da crise, e organizando as mobilizações em nossos municípios e participando das atividades nas capitais.


Fonte: Robson Pires

A importância do Domingo de Ramos

Domingo, 20 de março de 2016

.
A Semana Santa começa hoje, no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que Cristo era. Pensava que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.

Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo. Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

Lula vai para o Planalto segunda e pode atuar como assessor especial de Dilma

Domingo, 20 de Março de 2016 

por Fernando Duarte
Foto: Lula Marques/ Agência PT

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarca em Brasília nesta segunda-feira (21) independente da situação da nomeação dele como ministro-chefe da Casa Civil. Fontes indicam que, dentro do Palácio do Planalto, há um consenso de que o Lula deve atuar na articulação política da presidente Dilma Rousseff eventualmente funcionando como assessor especial da Presidência. Oficialmente, no entanto, não há posicionamento oficial do Planalto.

NYT considera nomeação de Lula para Casa Civil de 'ridícula' devido à crise política

Domingo, 20 de Março de 2016 

Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

O jornal norte-americano "The New York Times" afirmou em editorial que a presidente Dilma Rousseff (PT) "surpreendentemente, parece ter achado que tinha capital político de sobra" quando indicou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil, informou texto da Folha. A afirmação foi dita na edição desta sexta-feira (18). Para o diário estadunidense, a nomeação de Lula para ser negociador no momento de turbulência em que passa o país seria algo “ridículo”. O jornal considera que a indicação do ex-presidente cria outra crise "de confiança em seu próprio julgamento". O texto negativo do jornal ainda afirma que Lula e Dilma querem retardar o máximo possível o dia de julgamento de Lula "dando a ele as proteções da Justiça a que membros do governo têm direito". " Na noite desta sexta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes manteve a suspensão (ver aqui) da nomeação de Lula para Casa Civil e devolveu o processo para o juiz de primeira instância Sérgio Moro, acusado pelos petistas de perseguir o ex-presidente.

Sede do PT em BH é arrombada e tem equipamentos danificados

Domingo, 20 de Março de 2016 

Foto: Douglas Magno / O Tempo

Uma das sedes do PT em Belo Horizonte (BH), em Minas Gerais, foi arrombada na madrugada deste sábado (19). O local foi revirado, e teve computador e telefone danificado. De acordo com a direção do partido em BH, é a terceira vez que o local é alvo de vandalismo. Os outros teriam ocorrido na sexta-feira (18), quando jogaram tinta azul na parede do espaço, e no dia 5 de março. Na ocasião, o diretório foram arremessados tinta, farinha e ovos no local. De acordo com o jornal O Tempo, o imóvel fica na rua Timbiras, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da capital. A situação do imóvel só percebida após um filiado perceber uma fumaça saindo do local. Ao se aproximar do local, ele encontrou as portas arrombadas, o local revirado e um foco de incêndio. O secretário-geral do PT de Minas Gerais, Geraldo Arco Verde, classificou o ato de atentado político.

Evo Morales pede reunião de emergência da Unasul para apoiar governo Dilma

Domingo, 20 de Março de 2016 

Foto: G_Jallasi / ABI

O presidente da Bolívia, Evo Morales, propôs neste sábado (19) uma reunião de emergência da União das Nações Sul-americanas (Unasul) para defender a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Devemos fazer uma reunião de emergência da Unasul no Brasil para defender a democracia brasileira, para defender a Dilma e o Lula. Esperamos que o nosso presidente da Unasul e presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, bem como todos os chefes de Estado da região se mobilizem", afirmou Morales, em um discurso na cidade de El Alto. Segundo informações da Associated Press, o presidente boliviano disse que o que está sendo gestado no Brasil é "um golpe do Congresso" maquinado por "grupos oligárquicos dos Estados Unidos" para evitar que Lula seja candidato nas próximas eleições presidenciais. O chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, afirmou nesta sexta-feira (18) em Montevidéu que "está circulando em todos os países da Unasul fazendo um chamado e uma pedido que se respeite a ordem institucional no Brasil".

Sete morrem após monomotor cair em cima de casa em São Paulo

Domingo, 20 de Março de 2016 

Foto: Newton Menezes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Pelo menos cinco pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair sobre uma casa no bairro da Casa Verde, zona Norte da capital paulista, na tarde deste sábado (19). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, viajavam sete pessoas no monomotor. Os dois feridos foram levados para o Pronto-Socorro da Santa Casa da Misericórdia. A queda ocorreu por volta das 15h20, logo após a aeronave decolar. Segundo a Folha, os ocupantes da casa, que ficou carbonizada, conseguiram fugir. Quinze viaturas do Corpo de Bombeiros e 45 homens fazem o rescaldo. O local atingido fica próximo à Avenida Braz Leme e ao Aeroporto Campo de Marte, que opera com aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem.

Briga por caixa de fósforo faz enteado matar idoso em Mata de São João/BA

Domingo, 20 de Março de 2016 

Foto: Reprodução

Um idoso foi morto a facadas na madrugada deste sábado (19) em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Conforme a Central de Polícias (Centel), o enteado da vítima é o suspeito do crime. Ainda segundo a Polícia, uma briga por uma caixa de fósforo teria dado início à discussão entre o suspeito e o padrasto. O idoso tentou se defender com uma barra de ferro, quando foi atingido no pescoço por golpes de faca. De acordo com o G1, o crime ocorreu na 1ª travessa Vital Brasil, na localidade de Caboré, às 2h30. A vítima chegou a ser levada para o hospital municipal, mas não resistiu.

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643