martins em pauta

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Venezuela ameaça prender líder opositor Edmundo González caso ele falte depoimento

Sexta, 30 de agosto de 2024

Líder opositor Edmundo González foi ameaçado de prisão por Ministério Público da Venezuela, alinhado ao chavismo. Foto: Federico Parra/AFP

O Ministério Público da Venezuela convocou o opositor Edmundo González a depor na manhã desta sexta-feira, 30, e ameaçou com prisão em caso de desacato. Ele é investigado por denunciar fraude nas eleições, que afirma ter vencido com base nas cópias das atas recolhidas no dia da votação.

González, que completa 75 anos nesta quinta-feira, está escondido desde 30 de julho, quando apareceu em público pela última vez. Desde então, se comunicou apenas por meio das redes sociais.

Edmundo González é investigado pelos crimes de usurpação de funções, falsificação de documentos públicos e incitação a desobediência, entre outros, com penas de até 30 anos de prisão.

A citação, como anteriores, não especifica em que condição ele foi chamado: acusado, testemunha ou perito, segundo a legislação venezuelana. Afirma apenas que está relacionada à página em que a oposição publicou as cópias de mais de 80% das atas, que comprovariam a vitória de Edmundo González e a fraude eleitoral de Nicolás Maduro.

Os documentos foram rejeitados pelo regime, que declarou a vitória de Maduro com 52% dos votos sem apresentar os dados das urnas até agora, passado um mês da votação. Alinhado ao chavismo, o Tribunal Supremo da Venezuela ratificou o resultado das eleições e determinou que a oposição fosse investigado.

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643